Dicas, Treinamento

Abdominal ate a posição sentada

Em diferentes áreas esse exercício abdominal tem sua aplicação, em alguns locais é nomeado como meio canivete, e em algumas instituições faz parte dos testes admissionais. Esse abdominal é muito comum em treinamentos de ginastas olímpicos e  em atletas de salto ornamental, estamos de frente com um grande exercício e  irei  buscar suas qualidades e defeitos ou seja “PARAQUESERVE”.

Devido ao grande recrutamento muscular que envolve flexão de quadril e de tronco, essas duas mecânicas conjuntas levam a um poderoso movimento, tão poderoso e potente que é a base de inúmeros movimentos em diversos esportes.

Por atuar em duas mecânicas, recrutamos tanto os flexores de quadril (iliopsoas ,tensor da fáscia lata, sartório e reto femoral) como os flexores de tronco (reto abdominal, oblíquos), esse exercício tem como principal vantagem o reforço de toda estrutura pró-flexão, permitindo  uma grande contração de todos os músculos envolvidos em um só movimento, possibilitando expressivo ganho de força.

Sabendo o quanto é ampla sua aplicabilidade, esse exercício é sem duvida um movimento que tem uma grande demanda de energia e alto grau de complexidade do movimento, sendo muito útil em qualquer rotina, dando uma força extra no seu desempenho abdominal. Entretanto não é o exercício mas indicado para as pessoas que estejam  iniciando uma rotina mais básica de treinamento, pois há tantos músculos envolvidos nesse movimento que acaba por gerar uma complexidade de realização, talvez iniciar um trabalho mais isolado até chegar ao movimento  final, seja a melhor opção para essas pessoas.

Como citado anteriormente, as vantagens deste abdominal está na complexidade de execução, por trabalhar muitos músculos de uma só vez, sendo a posição sentada uma agregadora importante da fase  de flexão de quadril e tronco, tendo a oportunidade de enfatizar áreas distintas ao mantermos os pés baixos durante a execução, maior ação dos flexores, ou aumentando a ação  abdominal quando os pés não estão baixos.

Podemos então direcionar os comentários negativos a maior vantagem do exercício,  sua complexidade e execução, o que poderia ser limitado por falta de força de algum  grupamento envolvido, ou por um  vocabulário motor que devera ser desenvolvido.

Meu nome é João Marcelo Heringer e se você gosta de treino , seja bem vindo !

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