Dicas, Treinamento

Indoor Cycling

Antes de qualquer coisa, é importante entender que ao contrário do que se pensa, o Ciclismo não é um esporte individual.

A exemplo do futebol que o time joga em função de fazer com que os atacantes façam os gols para vencer a partida, no ciclismo, a função dos integrantes da equipe é proteger o Sprinter para que ele vença a prova.

Cada Equipe possui diferentes membros onde cada um deles tem a sua função dentro de uma competição o que demanda treinamento específico e individualizado. Sendo assim, estes treinamentos foram “transportados” para dentro das sessões de aula que encontramos nas academias.

A nomenclatura com que as Academias denominam cada aula é uma questão individual e às vezes de marketing, onde poderemos até encontrar em algumas, aulas com nomes do tipo “Mix Training” o que na prática nada mais é do que uma combinação de 2 a 3 métodos de treinamento em apenas uma sessão. E podemos também encontrar aulas “temáticas” criadas para facilitar ao praticante, identificar a proposta de cada aula. A partir do tema indicado, criam-se estratégias específicas para aquele tema, coerentes com a realidade e onde as mesmas precisam estar em sintonia. Acaba que como resultado final, é divertido, objetivo e funciona extremamente bem.

KS - Vista ChinesaIlustração de uma das Aulas encontradas no planejamento da Academia Ks.

Vamos agora saber basicamente quais são as principais e mais encontradas bem como suas características:

  • Endurance de Baixa Intensidade: É uma aula onde o predomínio são as técnicas de plano (Plano sentado, Plano em pé e Plano Combinado), rotações entre 85 e 105 rpm e com uma baixa intensidade, entre 65 e 75% FCM. Como benefícios, solicita o metabolismo das gorduras como combustível para o seu desenvolvimento.

  • Endurance de Alta Intensidade: É uma aula onde quem irá determinar o predomínio das técnicas é o professor. Aula muito desafiadora por ser contínua e sem intervalos de recuperação, portanto de alta intensidade que fica de 75 a 85% FCM. Como benefício o desenvolvimento cardiovascular.
  • Montanha: É uma aula muito motivante por ser a mais segura em termos de velocidade do exercício (RPM), condução variada e predomínio das técnicas de subida (Subida sentado, Subida de pé e Combinações na subida). As rotações entre 60 e 85 RPM tornam a solicitação da carga obrigatoriamente alta e a intensidade entre75 a 85% FCM. Como benefícios, o desenvolvimento cardiovascular e a resistência muscular.
  • Fartlek: É uma aula onde o elemento surpresa te surpreende a cada momento. Uma aula onde os estímulos não são sistematizados assemelha-se a “pegar uma bike e seguir por aí”!  De característica contínua, a intensidade fica entre 65 a 85% FCM e podem ser usadas as técnicas de plano e subida, exceto os sprints. Como benefícios, o desenvolvimento cardiovascular e a resistência muscular.
  • Intervalado Aeróbio ou Extensivo: É uma aula onde pode ser desenvolvida tanto no terreno plano quanto na subida. Nesta aula encontramos intervalos para descansar entre os estímulos. As intensidades para serem desenvolvidas ficarão entre 65 e 85% FCM e as rotações coerentes com as que vimos acima para plano e subida. Como benefícios, aumento do limiar aeróbico e do VO2max.
  • Intervalado Anaeróbio ou Intensivo: é uma aula muito intenso, porém com intervalos de recuperação que possibilitam recuperar-se a ponto de repetir várias outras vezes o mesmo estímulo. Pode ser desenvolvida tanto no plano quanto na subida, usando todas as técnicas. As intensidades variam entre 65 e 92% FCM. Como benefícios, aumento do limiar anaeróbico e melhora na capacidade de tolerância do ácido lático.

Estas são as principais e mais encontradas nas academias. Existem outras aulas que não foram citadas aqui por se tratarem de aulas com a intensidades extremamente altas e aparecerem semanalmente na grade de aula das Academias muito pouco.

 Por enquanto é isso! Arregassem suas mangas, preparem seus materiais e mãos a obra pois o tempo não para e nós devemos fazer o mesmo sempre, ou pelo menos #30tododia.

O Sucesso individual vem através de muito sacrifício, sendo assim, valorize suas conquistas mantendo-se saudável sempre.

 

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