Dicas, Saúde, Treinamento

Roupas térmicas, ou outros tipos de vestimentas ajudam no emagrecimento?

Lembram daquelas pessoas que utilizam sacos plásticos colados ao corpo durante suas caminhadas ou corridas? Ou atletas de algumas modalidades realizando seus treinamentos com moletons ou casacos?.

Pode parecer estranho, mas de alguma maneira, esses indivíduos objetivam a perda de peso com tais estratégias.

  • Roupas térmicas ou outros tipos de vestimentas, ajudam no emagrecimento?

O uso de roupas fechadas ou que de alguma forma dificultem o processo de dissipação do calor interno aumentado pelo exercício físico ou exposição ao ambiente quente, não tem NENHUMA relação com um aumento do estímulo ao EMAGRECIMENTO.

A estratégia correta para o emagrecimento são aquelas que potencializem o uso das gorduras como substrato energético durante ou após o exercício, desta forma, atividades intensas com alto gasto calórico, que aumentem nosso metabolismo após o exercício e interfiram no ganho da massa magra são as principais formas de estímulo ao emagrecimento.

Para isso, devemos estar com roupas adequadas que favoreçam a termorregulação, hidratando-se corretamente antes, durante e depois da atividade.

O uso de vestimentas “pesadas” durante o exercício são estratégias comuns, porém erradas na perda de peso aguda, pois comprometem os mecanismos de termorregulação, interferindo na capacidade de realizar trabalho e sobrecarregando o organismo desnecessariamente.

 

  •  Perder peso  x emagrecer 

Nosso corpo basicamente é constituído de água e juntamente com outras estruturas como osso, vísceras, músculo e gordura determinam o nosso peso corporal.

O emagrecimento relaciona-se com a perda de tecido gorduroso (gordura), que pode ocorrer com a perda, manutenção e até aumento do peso corporal. A manutenção ou o ganho de peso durante o emagrecimento, ocorre devido ao aumento da massa muscular, neste caso, perdemos gordura e ganhamos músculo, fenômeno esse associado ao planejamento adequado do treinamento de força e dieta. Este processo é crônico, ocorre a longo prazo e interfere em nosso metabolismo e gera modificações na nossa composição corporal.

Já a perda de peso aguda, ou seja, rápida e momentânea, normalmente está associada a perda de água do nosso organismo. Esta perda de água pode ser desencadeada por exemplo, em decorrência do mecanismo de termorregulação do nosso corpo.

Perder peso e emagrecer são coisas distintas, embora pessoas percam peso de forma crônica (em longo prazo) nos processos de emagrecimento, podemos perder peso rapidamente sem qualquer modificação em nossa composição corporal (relação entre quantidade de gordura e músculo no corpo)

  • Por  que não usar estas roupas:

Um dos mecanismos de termorregulação que pode ser comprometido com o uso destas roupas durante o exercício é a evaporação, este fenômeno caracteriza-se pelo resfriamento do corpo pela vaporização das gotículas de suor que chegam a superfície da pele, resfriando também o sangue.

No entanto, suor secretado e não evaporado é inútil na dissipação do calor, o que aumenta a temperatura interna do corpo e a perda de líquidos e sais, contribuindo para uma diminuição da intensidade do exercício e comprometendo a saúde.

Para saber um pouco mais sobre os cuidados com a desidratação clique AQUI

Desta forma, se buscamos o emagrecimento, devemos treinar de forma intensa, e usando roupas térmicas ou outras vestimentas inadequadas, estamos estimulando a desidratação e aumento da temperatura interna, o que levará nosso organismo a “poupar” energia para evitar um aumento maior ainda do calor interno, ou seja, diminuindo a intensidade do exercício, e consequentemente o gasto energético.

Não confunda perda de peso ocasionado pela perda de água com emagrecimento, são processos diferentes e que também apresentam estratégias diferentes, procure um profissional habilitado e pense primeiramente na sua saúde.

roupa para emagrecer

  • Observação:

A atividade física realizada em dias mais frios tem outra abordagem no que tange as roupas a serem utilizadas, neste caso, o uso de camisas e calças térmicas pode ter alguma função na manutenção da temperatura interna do corpo, o que pode interferir na continuidade do exercício, porém, mesmo no frio os cuidados com hidratação devem ser mantidos, no entanto, também não favorecem o emagrecimento.

Professor Fabricio Miranda e Professor Marcello Paiva.

Referências bibliográficas:

American College of Sports and Medicine. Exercise and Fluid Replacement. Position Stand. Medicine Science and Sports Exercise, 2007.

American College of Sports and Medicine. Exertional Heat Illness during Training and Competition. Position Stand. Medicine Science and Sports Exercise, 2007.

Maughan RJ, Shirreffs SM, Watson P. Exercise, heat, hydration and brain. Journal os American College of Nutrition. 2007 Oct;26(5 Suppl):604S-612S.

Post AnteriorPróximo Artigo