Dicas, Treinamento

Conheça mais sobre o Stiff

Para que serve o Stiff.

O Stiff é um exercício extremamente eficiente para o trabalho dos glúteos, posteriores de coxa e paravertebrais, no entanto, sua utilização é muito controversa, pois muitos praticantes relatam dores na região lombar e das costas, ou não conseguem sentir a ação dos músculos citados.

Realmente este exercício gera uma tensão muito forte na região lombar, exigindo um esforço elevado dos músculos extensores do tronco, porém, a maior causa deste desconforto está na execução errada do exercício.

Movimento correto

O eixo de rotação, ou seja, a articulação onde ocorrerá o movimento é o quadril, justamente exigindo a contração dos glúteos e posteriores e coxa para vencerem a resistência imposta pela carga, no entanto, é comum durante o movimento errado, as pessoas utilizarem o eixo da coluna e não a do quadril, sobrecarregando os músculos das costas e lombares que já se apresentam em desvantagem mecânica, além de serem músculos mais francos quando comparados ao glúteo e posteriores de coxa.

Uma boa estratégia para minimizar este erro na execução é realizar o movimento de lado para o espelho, e buscar manter os ombros projetados para trás e o peito a frente de forma a manter a coluna reta durante a flexão.

Amplitude

Algumas pessoas relatam não sentirem o trabalho de posterior de coxa e glúteo durante o movimento, neste caso, é comum estes indivíduos apresentarem uma flexibilidade muito boa nos extensores do tronco, e a flexão gerada pelo exercício não está sendo suficiente para a percepção de trabalho, sendo assim, o uso de um step aumentará o ângulo de flexão e possivelmente o aumento do trabalho destes músculos.

No entanto, para os indivíduos encurtados, uma flexão demasiada do tronco pode fazer com que o eixo de rotação passe o quadril para a coluna, aumentando a sobrecarga nesta região e ocasionando dores e desconforto após o exercício.

 

O Stiff deve ser realizado com cautela, com o aumento gradual de carga e amplitude, priorizando a qualidade do movimento, respeitando esses requisitos, os resultados encontrados serão fantásticos.

Bom treino!!!

stiff

 

Post AnteriorPróximo Artigo