Dicas, Dicas

O que é Canelite?

Canelite

” Canelite” ou síndrome do estresse medial da tíbia ou periostite.

O que é “canelite”?

É uma inflamação do periósteo, (uma membrana vascularizada e inervada) que reveste o osso da tíbia. A incidência dessa lesão em atletas é de 4 a 14%.

Causa da “canelite”

Pode ser causado pelo excesso de atividade, também conhecido como “overuse”, principalmente em corredores e atividades de saltos, que gera uma sobrecarga na musculatura e tendões que passam nessa região.

Apresenta sintomas como dor, que melhora ao aquecimento e que piora pela manhã e após exercícios, inchaço e vermelhidão, na região interna e posterior do terço médio distal da perna.

@paivamarcello
@paivamarcello

Fatores que predispõem a “canelite”

O rápido aumento de intensidade do treino, estresse repetitivo, tais como corrida e saltos, mudança de piso, pés pronados ou “chato”, uso de calçados inadequados, erros de treinamento, dentre outros fatores.

Em relação a abordagem diagnóstica, devemos iniciar com o Rx, que na grande maioria das vezes não dá alteração nenhuma, cintilografia óssea e ressonância nuclear magnética.

Essa lesão tem que ser diagnosticada a tempo, pois pode gerar uma fratura de estresse na tíbia, o que é um caso mais grave e que dificulta o tratamento. Importante também excluir a síndrome compartimental crônica da perna, que é um aumento da pressão dentro da fáscia muscular, gerando baixa perfusão sanguínea, podendo causar comprometimento dos nervos e músculos.

Tratamento da “canelite”

O tratamento desta síndrome geralmente responde bem ao tratamento não cirúrgico, que inclui exercícios de alongamento, aplicação de gelo, modificações no treino, e mudança pra exercícios de natação, bicicleta ou outras atividades de baixo impacto, por pelo menos 3 meses. Caso não haja resposta neste tempo, podemos pensar em procedimento cirúrgico.

Sempre importante o acompanhamento com seu professor de educação física. Em caso de queixas como esta procure seu ortopedista!! Siga sempre os sinais que seu corpo te dá, de que algo não anda bem com você .

Referências :
The sports injuries handbook; diagnosis and manegment, Christer Rolf, pág 82
key topics In sports medicine; A,A Narvani; pág 257

Quer saber como treinar para uma corrida de rua? Clique aqui.

@paivamarcello
@paivamarcello
Dr. Victor Titonelli
Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do joelho.
Médico staff do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (ISBRATE).
Tel do consultório 38618957. Instagram @titonelli
Email: victortitonelli@hotmail.com
Post AnteriorPróximo Artigo
Dr. Victor Titonelli Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do joelho. Médico staff do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (ISBRATE). Tel do consultório 38618957. Instagram @titonelli Email: victortitonelli@hotmail.com