Dicas

Todos os detalhes de como correr a Maratona de Praga

Maratona de Praga

A Maratona de Praga, que chegou a sua 21ª edição, é considera uma das 10 melhores maratonas do mundo e tem a marca de Ouro de Qualidade pela IAAF (Gold Label – International Association of Athletics Federations – http://www.iaaf.org/home). Com capacidade para 10.000 corredores, ela percorre boa parte da cidade e tem um apelo popular muito grande. A torcida fica próxima aos atletas, incentivando a todo momento, durante a maior parte dos 42km da prova.

Inscrição, retirada de kit e feira da corrida:

A inscrição da corrida inicia geralmente em setembro/outubro do ano anterior, e para os estrangeiros é feita somente de forma online (http://www.runczech.com/).

Este ano ela custou 50 Euros e você pode comprar por fora, várias coisas que agregam sua inscrição, como massagem antes de depois da corrida, jantar de massas, gravação do tempo na medalha, camisa oficial da maratona, etc. Eu, por exemplo, comprei somente a gravação do tempo da corrida na medalha (6 Euros) e também a camisa oficial da prova (20 Euros).

O mesmo site de inscrição traz todas as informações da prova, como local para retirada do kit, mapa do percurso, informações para os corredores e como foi a prova do ano anterior.

Minimaratona

Além da maratona, existe ainda uma corrida de 3km para a família, chamada de Minimaratona, onde adultos e crianças correm juntos enquanto aguardam o término da maratona. Meu filho de 06 anos participou dessa prova e chegou todo feliz por ter corrido uma minimaratona em Praga! Rs!

INTERNET ILIMITADA NO SEU CELULAR DURANTE TODA A SUA VIAGEM!

Retirada do Kit

A retirada do kit é feita na Sport Expo Marathon, no Exhibition Grounds, um enorme centro de convenções com total infraestrutura para o evento,  e foi muito bem organizada, realmente coisa de primeiro mundo! Tinha local para fazer massagem, lanche oferecido para os atletas, palestras e uma grande feira de produtos esportivos, com muitos descontos para quem estava inscrito na maratona.

O kit foi formado pelo número de peito, onde fica o chip de cronometragem, uma sacola de treino e vários brindes dos parceiros da corrida. A camisa da corrida, como eu comprei, também fez parte do meu kit.

A Adidas é a marca oficial da Maratona e vendeu muitos itens de lembrança da corrida no seu stand de vendas na feira, como camisas, bonés e tênis exclusivo da prova.

Largada
Largada

Maratona de Praga, A Prova:

A largada da corrida foi pontualmente às 9h, com temperatura na casa dos 12°C e tempo bom, lindo dia de sol. Foram ondas de A (elite) a J. Eu larguei na onda D e foi bem tranquilo imprimir logo meu ritmo.

O percurso é praticamente plano, com poucas variações de altimetria. A largada e a chegada da corrida foi na Praça da Cidade Velha no centro histórico de Praga, lindo lugar e com muita torcida dando seu apoio a todos os atletas.

Os primeiros metros da maratona foram muito alegres e bem diferentes do que estava acostumado, pois fomos acompanhados pela música de Moldava de Smetana, e mais ou menos umas vinte bandas de música nos acompanhou durante todo o percurso. Sempre havia som pelo caminho, ou bandas tocando ou caixas de som com músicas para animar o percurso. Além das bandas, muitos postos de água com esponjas e isotônicos. Meu único ponto negativo foi a água servida em copo de papel…ruim de beber…mas deu pra levar. Ainda foram servidas frutas em 4 pontos do percurso, tudo muito bem organizado.

Prédio Dançante
Prédio Dançante

Curiosidades e dificuldades:

A prova em sí não é considerada das mais difíceis, mas seu percurso traz algumas particularidades que me trouxeram um prejuízo físico no final. Por se tratar de uma cidade antiga, muitas ruas ainda são de paralelepípedo e com trilhos de bondes, o que aumenta a dificuldade desses percursos, pela instabilidade dos pés. Esse trecho ficou concentrado entre os km 8 e 12 e depois passamos pelo mesmo local entre os km 37 e 41. Foi na segunda volta que minha perna travou e me fez perder preciosos 3min no final.

No mais o percurso passa por vários pontos turísticos da cidade, como a Ponte Carlos, a Torre do Relógio, o Relógio Astronômico e várias pontes ligando os dois lados da cidade, cortada pelo Rio Vltava.

A chegada na mesma praça da largada é muito emocionante, o público fica incentivando de perto e passa uma energia sensacional.
E para mim foi tudo praticamente perfeito, a ideia era conseguir fazer abaixo de 3h30min e mesmo apertado (pela perna travada no final), consegui completar em 3h29min e ainda tive meu filho me acompanhando nos metros finais…emoção essa que valeu todo esforço nos treinos e na prova!

Ponte Carlos
Ponte Carlos

Pós-Prova:

O pós-prova foi bem tranquilo, entrega rápida da medalha, linda diga-se de passagem, dispersão adequada ao número de participantes, água e isotônico e muitas barracas dos patrocinadores com mimos para os atletas que completavam a prova.

Difícil depois foi achar o lugar para gravar o nome e tempo na medalha, mas todos da equipe de apoio foram muito solícitos indicando o local, mas achei ele muito longe da chegada…depois de correr 42km você ainda ter que andar um bocado para gravar a medalha, não foi legal.

Chegada
Chegada

No final das contas, fica a certeza de que ainda temos muito o que aprender em termos de organização de corrida no Brasil.

E para mim foi a realização de um sonho, correr minha primeira maratona internacional, no tempo programado e com meu filho correndo a prova dele e chegando comigo na minha prova.

#30tododia mais do que especial.

Texto:

Rodrigo Paiva, Siga no Instagram @rodmengo

@rodmengo
@rodmengo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br