Dicas

Qual o tênis mais rápido da maratona de NY?

Com o quê correm os mais rápidos?

… ou ainda: por que teríamos nós pangarés que usar tênis diferentes se NENHUM outro esporte faz isso?

Dias atrás um levantamento interessantíssimo da Sneak Report veio jogar números onde há muito achismo no que diz respeito aos melhores tênis para corrermos longas distâncias. Eles fotografaram os 100 primeiros a chegar na Maratona de Nova Iorque e, por causa da largada escalonada, há um misto de homens e mulheres. Antes de tudo, é interessante lembrar como muita coisa no esporte é feita: você analisa o que fazem os melhores e tenta tirar algum padrão disso, seja comportamental ou de características físicas desses atletas. O autor foi injustamente criticado porque teria errado alguns modelos, mas isso não é verdade, pois errou pouquíssimo e foi corrigindo a listagem ao longo da semana. E há quem diga que os atletas são patrocinados, o que é uma inverdade muito apressada. Dos 100, não mais do que 25 o são e EM NADA tira o padrão do que falarei.

Ao olhar a lista, temos que se você foi Top 100, há 49% de chances de estar calçando adidas ou Nike. Mais. Há 42% de possibilidade de calçar um NIKE STREAK ou ADIDAS ADIOS ou ADIDAS ADIZERO. Surpreendeu a muitos haver enorme presença de Nike e adidas, marcas que estão longe da preferência de corredores amadores (ASICS e Brooks líderes mundiais e ainda a Mizuno no Brasil). Mas números como esses dizem muito mais coisa do que marcas. Como bem lembrou um colega corredor, tente ir a QUALQUER loja especializada tentar comprar um tênis baixo e leve como o adios para correr 42km. Ou então pergunte a seu treinador qual o modelo você deveria usar.

ny maratona 03

Faça ainda outro exercício: leve um adolescente pra comprar uma chuteira. Desembolsando R$1.000 ele pode sair com a mesma chuteira do Cristiano Ronaldo. Veja basquete nas escolas e verá federados e iniciantes jogando com os mesmos modelos da NBA. É assim em todos os esportes. Até os velocistas amadores usam as mesmas sapatilhas que vemos nas finais dos Jogos Olímpicos.

Na corrida não. Por algum motivo e em algum momento decidimos que há diferenças enormes de necessidades. Pior, a intensidade de carga de qualquer universitário jogando handebol é maior do que a de qualquer maratonista amador que você conhece e mesmo assim em quadra ele usa o clássico adidas Spezial com 10 anos de uso, não um tênis rebuscado feito só para amadores.

Para mim, a maior riqueza do levantamento está no “nível de estruturação” dos tênis, não as marcas ou modelos propriamente ditos. Isso diz MUITA coisa se não diz tudo.

Eu fico me perguntando: teriam mesmo os vendedores e (a maioria imensa) dos treinadores sequer uma mínima condição de dizer qual o melhor tênis que deveríamos estar usando?

Eu tenho meu palpite. Eu ainda prefiro seguir o comportamento (não a marca!) desses 100 caras de Nova Iorque… e continuarei questionando o que dizem treinadores ou vendedores “especializados”.

Afinal, somente o peso mais leve desses atletas rápidos não explica o uso de tênis menos estruturados. Nos outros esportes, amadores e profissionais, leves e pesados, mas todos com cargas maiores que a corrida usam tênis sem qualquer suporte, por que então teríamos que carregar tanto tênis a mais?

Danilo Balu

Blog Recorrido

http://revistacontrarelogio.com.br/blogs/recorrido/

esporte-maratona-de-nova-york-20131103-01-size-598

 

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br

1 comentário