Dicas

Pole dance atividade intensa que exige muito do seu abdômen

Pole dance

Como surgiu o Pole Dance

O Pole dance surgiu como uma ginástica, que significava “homem de força” ou “ginástica do poste”, era uma ioga feita em postes de madeira na Índia.

A partir daí, teve várias formas de uso durante anos, até chegar às vertentes atuais.

Modalidades do Pole Dance

Temos o Pole Dance sensual ou erótico, que é aquele que não exige tanto da preparação física e vem acompanhado de danças sensuais e strip-tease, nos clubes e casas noturnas.

Temos o Pole artístico, que exige muito da preparação física com danças e acrobacias, nos cabarés e circos, que não tem apelo erótico.

Confesso que minha paixão à primeira vista pelo Pole dance se deu pelo fato de ser uma dança tão sensual, na época misteriosa pra mim e que ainda era muito restrita e fechada aos clubes noturnos. Eu, ainda timidamente, às vezes investigava os poucos lugares que ensinavam a tal dança. Os meses foram passando e eu não agia, mas não tirava a ideia da cabeça e acompanhava o site da escola de longe.

Finalmente, depois de alguns anos, decidi agir e telefonar, assistir uma aula e quem sabe me inscrever de uma vez por todas. Liguei, fui ao local e assisti uma aula. Me matriculei no mesmo dia, mesmo não vendo dança sensual alguma acontecendo, somente uma forte preparação física.

 

@vero_cavalcanti
@vero_cavalcanti

 

 

A verdadeira experiência com o Pole Dance

O que eu não sabia na época é que ia “sofrer” tanto com os intensos treinos!

Hoje, sei que o Pole Dance é bem mais que uma dança sensual de boates, aliás, é o que menos nós vemos nas aulas. Por isso, talvez o que você conhece sobre a dança hoje não represente 20% do que realmente ela é.

Portanto, te apresento o Pole dance como um desporto, muito difícil, que trabalha força, resistência, isometria, flexibilidade, dança, musicalidade, etc.

Exige muito dos membros superiores e a região que chamamos de CORE, que é o centro do corpo, nossa “caixa de força”, composta por exemplo, pelo abdômen e músculos que envolvem a coluna vertebral principalmente.

Exercícios como abdominais, flexões, barras e contorções são comuns. Então, juntamos várias posições que foram muito treinadas, formandos combos e coreografias, em forma de dança, na qual a sensualidade entra como um complemento pessoal do praticante. Por isso, alguns homens estão aderindo também e aproveitando muito da força que têm com potentes e lindas coreografias.

Enfim, hoje me encontro completamente apaixonada e sendo muito bem preparada fisicamente por essa arte. Uma das atividades mais difíceis que já fiz, mas que me instiga cada vez mais. Cada aula é um desafio. Prepare-se pra trabalhar muitas valências físicas em quase todo o corpo e ainda dançar levemente no chão entre um combo e outro e fazer fortes posições na barra, quedas, giros, inversões, acrobacias.

Homens e mulheres estão convidados a se surpreender, transformar seus corpos e se divertir com o Pole dance!

Um detalhe:

Usa-se obrigatoriamente pouca roupa na atividade devido o contato com a barra, mas apesar de ter muita exposição do corpo, não discrimina qualquer tipo de forma física, esteja você “acima do peso” ou “franzina”, qualquer um se dá bem com a atividade, que é para todos. Até por que ao fazer pole dance você ganha muito mais do que uma mexida no ego. Você se vê de outra forma, se sente de outra forma e como consequência, passa a se amar muito mais como é e percebe realmente que essa é a sua melhor forma.

Texto:

Professora Vero Cavalcanti, siga no Instagram @vero_cavalcanti

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br