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Pilates, Stand Up Paddle e o método SupPilates

SUPilates traz benefícios ao corpo aliados a prazerosa prática do Stand Up Paddle.

O Pilates foi desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates no século XX com o propósito de melhorar ou potencializar o condicionamento físico. Através de um trabalho especifico de equilíbrio neuro-muscular, os exercícios primam pelo equilíbrio na forca dos músculos agonistas e antagonistas associado com o alongamento proporcionando um aumento de força muscular, flexibilidade, resistência, equilíbrio corporal e fortalecimento do “Power House” (CORE) que por sua vez é responsável pela estabilidade dinâmica da nossa coluna.

 

suppilates

 

  • O método:

São princípios e fundamentos que repercutem na execução do método, isto envolve a RESPIRAÇÃO para ativar a musculatura que da suporte para controle de tronco, CONTROLE do movimento que deve ser de forma mais lenta para que haja um maior recrutamento de fibras musculares, CONCENTRAÇÃO para aumento do recrutamento de unidades motoras através de conexão mente-músculo.

 

suppilates

 

  • Os exercícios:

Podem sofrer variações de acordo com a aptidão do aluno e podem ser modificados aumentando ou diminuindo o grau de dificuldade. A regularidade da prática é necessária para se obter os resultados, é a persistência nosso principal aliado na busca constante de um novo corpo.

O Pilates é bem dinâmico e os treinos são individualizados, mesmo quando existe mais de um aluno por professor.

Crianças, idosos e gestantes podem praticar o Pilates, cada um com seus devidos cuidados, transformando uma aula em um momento único.

Bolas, faixas elásticas, bosu, flex circle, flex disco e foam roller são acessórios que podemos acrescentar aos exercícios, proporcionando uma aula mais divertida e exigindo mais do aluno.

A cada aula se desafie, supere a aula anterior, mas respeite o seu limite. Em todas as aulas trabalharemos com toda a musculatura do corpo, utilizando do alongamento, das repetições e de isometrias.

Para a prática procure profissionais com formação em Pilates, sendo ele fisioterapeuta ou educador físico, exija do seu professor atenção e cuidado, pois lembre-se, você é único, sua meta não é a mesma que a do próximo e nem seus limites serão os mesmos.

No decorrer dos anos surgiram atividades que envolvem o Pilates, mas que foge do espaço normalmente fechado onde são realizadas as aulas. E foi com essa intenção de mudar o ambiente e aproveitar o nosso litoral lindo que encontramos em nossas pesquisas o SUPilates e descobrimos o prazer entre se exercitar e aproveitar a natureza.

 

sup pilates

 

O SUPilates teve origem nos Estados Unidos com a popularização do Stand Up Paddle, quando surfistas, almejavam um melhor condicionamento físico e diminuição de lesões que com a prática obtiveram os resultados esperados.

No Brasil, a modalidade tomou conta timidamente das redes sociais e lugares praianos em 2010, porém, há um ano tem sido mais intenso o interesse por sua prática e o SUPilates já pode ser encontrado em algumas cidades.

Pode ser praticado em rios, mares ou lagos, é preciso que a prancha esteja fixada em algum lugar e em alguns casos se faz necessário o uso de âncoras.

No SUPilates também conseguimos utilizar dos mesmos acessórios que já é tão comum no Pilates, porém é preciso um treino de equilíbrio maior para a utilização de alguns acessórios. É indicado iniciar as aulas com exercícios sentados ou deitados ate que o aluno ganhe confiança e encontre o seu ponto de equilíbrio para que depois realize os exercícios de maior instabilidade e maior concentração.

            Baseado em todos os benefícios que o Pilates possui, o SUPilates através da sua instabilidade potencializa os benefícios físicos, além de alcançar o bem estar mental e profundo relaxamento após a prática.

 

Matéria escrita por Raíssa Heim e Yngred Bertani.

Fisioterapeutas com formação em Pilates pela Fisiociência/SP e Instrutoras de SUPilates (pioneiras na Paraíba).

 

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
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