Dicas

Muita adrenalina no XTerra Ilhabela

XTERRA Ilhabela

Litoral paulista, vira palco dos esportes offroad

Comemorar o aniversário viajando é ótimo. Viajando e correndo no paraíso de Ilhabela, é excelente!
Mais uma vez no maior festival de esportes outdoor no planeta, dessa vez fui com a intenção de participar do Short Trail Run (8.3 km) no @xterrabrazil Ilhabela. O clima de comemoração somado à empolgação de, após um ano, voltar à Ilhabela, me fez querer mais do que só os 8.3 km. Quis curtir as paisagens e energia do local, e, assim, acabei fazendo alguns quilômetros a mais. Lá fui eu para o Half Trail Run (21.3 km)!

XTERRA Divulgação/ Thiago Lemos
XTERRA Divulgação/ Thiago Lemos

É impressionante como a ilha, normalmente calma, ganha vida durante os festivais XTERRA! Os moradores vão às ruas e janelas apoiar aos atletas, e isso gera um ambiente motivador. Como se a beleza do local e os desafios de percurso já não bastassem!

Com essa energia lá no alto, partimos às 9h de sábado (27) para mais uma largada de trail run. Como superei meus limites em Costa Verde (link para a matéria), ultimamente não tenho treinado tanto, e isso fez com que o percurso ficasse um pouco mais duro do que deveria, para mim.

Levei a prova até o 12º km com muita tranquilidade, passando nesse marco abaixo de 1h, como previa. Paguei a conta pela desenvoltura por volta do 15º km, onde senti uma forte cãibra que me obrigou a caminhar um pouco, até que a dor parasse. A partir daí, fiz a prova em ritmo muito conservador, ao lado de um brother que me encontrou justamente nesse momento. Fomos juntos até o fim da prova, curtindo o percurso, vencendo as subidas íngremes e “soltando o freio” nas descidas que vinham logo depois. Fechei a prova em 2h38min, e com a ótima sensação de ter aproveitado muito mais do que se tivesse feito a prova mais curta!

@alfeijao
@alfeijao

Depois da manhã agitada com as provas de Trail Run, onde se sagraram campeões Adailton dos Santos e Geisla dos Santos, no percurso de 21.3 km e Welerson Pires e Elaine Andrade no de 8.3 km, foi a vez das crianças tomarem a atenção dos espectadores. A já consagrada prova Kids Mini Corrida (de 1 a 13 anos) levantou os ânimos dos presentes na arena e os fez aplaudir e incentivar os nossos futuros atletas, que em competições lúdicas, desenvolvem valores importantes para a vida através do esporte.

@alfeijao
@alfeijao

Ao cair da noite, os nadadores alinharam-se para a largada do Swim Challenge (2 km), prova característica pelos light sticks presos nas toucas, formando os “vagalumes verdes”. Durante o percurso, entre as duas voltas da prova, o salto do píer é um show à parte – inclusive, já anotei minha participação na próxima vez em que acontecer! Sem surpresas, vitória de Artur Pedroza, entre os homens, e Beatriz Puciarelli, entre as mulheres.

XTERRA Divulgação/ Thiago Lemos
XTERRA Divulgação/ Thiago Lemos

No domingo, o Triathlon, uma das provas mais famosas do circuito, mexeu com a ilha durante a manhã. Nas modalidades solo e revezamento, os atletas do “nadapedalacorre” fizeram bastante força, e confirmando o favoritismo, Felipe Moletta e Sabrina Gobbo venceram e permanecem no topo do ranking anual.

O clima ensolarado favoreceu o bom andamento do XTERRA Enduro. Com descidas alucinantes, os atletas só elogiaram a prova que fez sua segunda aparição no festival.

XTERRA Divulgação/ Thiago Lemos
XTERRA Divulgação/ Thiago Lemos

Com esse treino de luxo, sigo minha preparação – meio capenga, confesso – para o Endurance (50 km) na próxima etapa, em Tiradentes. Se você corre, pedala ou nada, vem comigo e #vivaessemomentounico no XTERRA Brazil!

Confira as provas da próxima etapa e inscreva-se em: http://www.xterrabrasil.com.br/tour-2016/xterra-estrada-real/

Texto e aventura: Albert Pinho. Siga no Instagram @alfeijao

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br