Dicas

Melhore a sua corrida com a prática de Vinyasa Yoga

Vinyasa Yoga

Melhore a sua corrida!

Olá sou Kadu Borges instrutor de Yoga, novo parceiro e colunista do portal 30 todo dia!

Como meu primeiro contato com a equipe foi em um evento com a galera em um evento na #runbase @adidasbrasil RJ (A casa da corrida), nada mais justo que eu dedique meu primeiro conteúdo aos corredores de todos os quatro cantos do planeta!

Sendo assim vamos dar a Largada!

Comumente as pessoas associam a pratica de Yoga única e exclusivamente a modalidade de Hatha Yoga – aquela em que o praticante permanece mais tempo sustentando as posturas (asanas) realizando o trabalho de isometria.

Então se você se identifica com esse pensamento prepare- se pois você irá se surpreender com a pratica de Vinyasa Yoga!

Vinyasa significa coordenar respiração e movimento, neste tipo de pratica o tempo de permanência, a duração do movimento e a velocidade em que o movimento é realizado deve ser coordenada simetricamente pela respiração – é o famoso “ inspira exala troca”.

Essa característica confere a pratica um caráter dinâmico e fluido, espalhando, ampliando e transmutando a energia do corpo (movimento e mudança) aumentando seu foco, equilíbrio, concentração e a capacidade de superar limites.

Exatamente o que buscam os corredores em geral!

Os corredores sabem que após a largada seu desafio vai muito alem de um bom condicionamento físico e que é preciso foco e determinação para cruzar a linha de chegada. Durante o percurso da corrida é necessário a consciência do ritmo da respiração pois ela, ira ditar a cadencia dos seus passos oscilando de acordo com o trajeto (aclive / declive), a distancia da prova e os limites do corredor.

Praticar Yoga permite integrar corpo mente e espírito provocando um despertar de consciência para o autoconhecimento – fator primordial para superar seus limites. Por isso a pratica de Yoga assim como os treinos de corrida devem ser constantes pois somente assim você pode conhecer e ultrapassar seus limites- o impossível só é impossível até que alguém o faça (alusão ao notório Albert Einstein).

 

 

 

Em Vinyasa Yoga o encadeamento fluido de asanas – posturas psicofísicas que trabalham alinhamentos de centros energéticos do corpo (chakras), aliados aos pránáyámás – exercícios respiratórios que purificam e nutrem energeticamente corpo/mente/espírito – colocam o praticante em um estado de “meditação” – exatamente o mesmo estado algumas vezes relatados por corredores de longa distancia:

“Em determinado momento da prova não sentiam mais meu corpo ou, não via nem escutavam mais nada ao redor; era como uma espécie de transe, como se eu estivesse em um túnel, eu só escutavam minha respiração,o som dos batimentos cardíacos e via a linha de chegada no final deste túnel, minha mente parecia vazia, focada em chegar” conta Giovanni Grôpo Toledo (@ggtrainning)- o ultra maratonista e especialista em treinamento desportivo e
fisiologia do exercício.

O diferencial entre o estado de meditação proporcionado pela corrida e o da pratica de Vinyasa está no plus que a pratica te proporciona. As posturas e alinhamentos executados durante a pratica atuam no sistema nervoso central, estimulam o sistema endócrino, melhora seu metabolismo, amplia sua capacidade pulmonar, fortalece seu corpo, melhora seu equilíbrio e diminui a sobrecarga dos membros inferiores pois trabalha todos os grupos
musculares do corpo diminuindo assim o risco de lesões.

A sensação de prazer, a felicidade e o êxtase trazidos pelo sentimento de completude são os mesmos!

O corredor que pratica Yoga, seja Vinyasa, Hashtanga, Power ou Hatha será um corredor melhor!
Venha praticar Yoga!
Namastê.
@kaduborgesyoga

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br