Dicas, Dicas

Melhor lugar para correr no Rio de Janeiro

Selecionamos os melhores lugares para correr na opinião da “lenda” Márcio Puga, um dos maiores especialistas de corrida do Brasil.

Pista Claudio Coutinho – Praia Vermelha:

A pista tem 1250 mt, beirando o costão da Praia Vermelha por um lado e do outro, o Morro do Pão de Açucar. Existe inclusive uma trilha para subir ao morro, caminhando. Um dos percursos mais bonitos do Rio, deslumbrante. Como é curta, dá opção de fazer mais de 1 vez. Ou, correr pela Urca, aleatoriamente, ruas calmas e nostálgicas. Uma delas dá até o Forte São João, num percurso de +/- 2,5km, ida e volta.

Consulte o mapa aqui.

Lagoa Rodrigo de Freitas:

A Lagoa tem a pista compartilhada com ciclistas e pedestres, 7,5km, marcada em todo seu percurso. No trecho que vai do Clube Caiçaras, marca do km zero, (Ipanema) à Curva do Calombo, km 2, é o local preferido dos corredores da região para fazer seus treinos de velocidade. Muitas assessorias ali instaladas, o que gera uma “competição” motivadora em quem lá está deixando seu suor.

Consulte o mapa aqui.

 

Lagoa, Rio de Janeiro.
Lagoa, Rio de Janeiro.

 

Mirante do Leblon-Chácara do Céu:

Quem está a procura de um percurso para fazer subidas, do início da Rua Aperana,  quase esquina com Visconde de Albuquerque, até o 1º Mirante, são 400mt. Bom local para repetições. Do 1º Mirante ao Parque Dois Irmãos, existem mais 2 mirantes, onde tem um recuo para um possível descanso. A última etapa vai até o pé do Morro Dois Irmãos, totalizando 1.200mt desde o início da subida, na Rua Aperana.

Consulte o mapa aqui.

Aterro:

  • São 3 lugares para correr:
  1. na grama, que é muito macio,
  2. na ciclovia,
  3. na beira da praia, beirando a Baia de Guanabara, pouco conhecido e usado. Dá para ir ate a ponta do aeroporto, muito bonito.

Consulte o mapa aqui.

Jardim Botânico:

O Jardim botânico permite que se corra lá dentro desde que seja sócio, de 6:00 às 8:00. Sendo sócio, dá direito a frequentar o Jardim diariamente, qualquer horário.

Com circuitos de terra batida, maravilhosamente arborizado, com lagos, flores, pássaros, tem o circuito que beira todo o parque, pelas grades, que dá 3km. Outra opção é correr aleatoriamente pelas Aléas do parque. Um espetáculo, imperdível.

Consulte o mapa aqui.

O melhor na opinião do especialista Márcio “a lenda” Puga:

Adoro a orla de Ipanema e Leblon, a Lagoa, o Jardim Botânico e a Estrada Dona Castorina, que vai dar na Vista Chinesa e Mesa do Imperador, Paineiras….

Mas tendo de escolher um, elejo o circuito da Mesa do Imperador. Saio do Leblon, pego a Lagoa, entro na Rua Pacheco Leão e começa a subida pela Estrada Dona Castorina até a Mesa do Imperador, totalizando 10km, sendo 6km de subidas. Correr dentro da Mata Atlântica, uma floresta tropical, a 20min da zona urbana da cidade, não é em qualquer lugar do mundo!

Deixe aqui o seu comentário e compartilhe essas informações.

#30tododia viva esse conceito.

Treine com o Time 30tododia. Prescrição online de corrida e musculação individualizada! Saiba mais aqui!

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br