Dicas, Dicas

Entenda como sair do sedentarismo com 10.000 passos por dia

Combata o sedentarismo 

Com 10 mil passos por dia.

Quando o assunto é atividade física, uma das “desculpas”que mais ouço no consultório é:

“Doutora, eu não tenho tempo!”. Afirma a Dra. Renata Castro

É claro que a falta de tempo e as diversas horas que passamos em frente ao computador são grandes barreiras para que larguemos o sedentarismo. São grandes mas não são intransponíveis!

Se o problema é falta de tempo, e muitas vezes falta de dinheiro também, não é fácil convencer alguém a se matricular na academia e seguir um plano regular de exercícios. Mas podemos abandonar o sedentarismo assumindo um estilo de vida mais saudável.

A maioria de nós sabe que o sedentarismo é uma epidemia. Os números relacionados ao sedentarismo são aterrorizantes!

A pesquisa Nacional por amostra de domicílios (Pnad) realizada pelo IBGE revelou que 62,1% dos brasileiros acima de 15 anos não praticaram qualquer tipo de esporte ou atividade física no ano de 2015. Então, estimamos que mais de 160 milhões de brasileiros sejam sedentários!

Medidas simples, como conhecer o número de passos dados por dia, são extremamente úteis neste contexto. Vamos entender um pouco mais sobre o assunto?

Como saber o número de passos que você dá por dia?

A maioria dos aparelhos celulares que utilizamos vêm com um dispositivo que conta os nossos passos de acordo com o “balanço” do nosso corpo. Considerando que a maioria de nós fica com o celular o tempo todo, estas medidas são bem confiáveis.

Dá uma olhada aí no seu celular e confere o número de passos que você deu nos últimos dias!

Os aparelhos que não contam com aplicativos de saúde com certeza aceitam que você baixe algum aplicativo para isso como o Runtastic e Runkeeper. Outras opções para contar o número de passos são os relógios com função de saúde (como o Apple Watch e outros) e as pulseiras como Fitbit, além dos antigos, mas ainda funcionais pedômetros. A Polar também conta com uma linha grande desses relógios, clique aqui.

Porque saber o número de passos?

O primeiro motivo é para saber o quão ativo ou sedentário você é no dia a dia. Talvez você se surpreenda em saber que apesar de dar alguns milhares de passos por dia, você ainda é considerado sedentário, como vamos mostrar abaixo.

O segundo motivo é lutar contra o sedentarismo e ter uma medida fácil para poder acompanhar o seu progresso.

Leia: O cigarro é responsável por 6 milhões de mortes por ano e o exercício é a salvação. 

Qual o número mínimo de passos para ser considerado ativo?

Se você seguiu a dica acima, já deu uma olhada no número de passos dos últimos dias, correto? Então confira abaixo se você é sedentário:

< 5.000 passos – sedentário

5.000 – 7.499 – pouco ativo

7.500 – 9.999 – moderadamente ativo

10.000 – 12.499 – ativo

> 12.500 – muito ativo

Atenção! Se você ficou feliz porque dá mais do que 5.000 passos por dia, mas menos do que 10.000 passos, saiba que você não é considerado sedentário, mas que para ter redução do risco de doenças, você precisa aumentar este número para pelo menos 10.000 passos diários!

Quais as vantagens de dar mais que 10.000 passos por dia?

Alguns aplicativos vão te dar os parabéns por dar mais que 10.000 passos diários, mas os benefícios vão muito além disso. Assumir um estilo de vida ativo, com mais de 10.000 passos diários reduz o risco de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e mortalidade.

Pequenas mudanças já fazem diferença!

Um estudo recente publicado na revista científica PLOS One revelou que qualquer aumento no número de passos dados ao longo de um ano, e mantido nos anos subsequentes já reduz o risco de mortalidade.

 

Como aumentar o número de passos se eu trabalho sentado(a) em frente ao computador?

Que tal ir andando para o trabalho, estacionar um pouco mais longe ou descer um ou dois pontos de ônibus antes que o usual? Preferir escadas ao invés do elevador, levar o cachorro para passear e fazer pequenos intervalos para caminhar no corredor ao longo do dia também fazem a diferença!

Se eu não der esse número de passos sou sedentário?

Não necessariamente. O Colégio Americano de Medicina do Esporte considera sedentário quem não pratica ao menos 150 minutos semanais de atividade física de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade física intensa por semana.

Então, um indivíduo pode ser considerado ativo mesmo que o número de passos esteja abaixo do desejável. A contagem do número de passos é boa para avaliar o nível de atividade física de pessoas que não praticam atividade física de modo regular, e representa uma ótima forma de avaliar o “estilo de vida ativo”.

Treine com o time 30tododiaCLIQUE AQUI!

Vamos aumentar o número de passos dados diariamente? Então segue o desafio @30tododia dessa semana!

Vale lembrar que considerando os limites fisiológicos, quanto mais atividade física, melhor para sua saúde ! Então, não se prenda aos 10.000 passos, quanto mais exercício, melhor!

Texto:

Dra. Renata Castro – Médica especialista em cardiologia e medicina do esporte, mestre em cardiologia, doutora em fisiopatologia do exercício e pós-doutora em cardiologia pela Universidade de Harvard.

Siga no Instagram: @drarenatacastro Acesse o site:  www.cardiologiadoesporte.com.br

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br