Dicas

Dicas de última hora para a Maratona do Rio 2018 com “a lenda” da corrida Marcio Puga

Maratona do Rio 2018

Dicas importantes para os corredores

Pessoal, sou o Prof. Marcio Puga(@equipemarciopuga), Prof de Educação Física e treinador de corrida. Corri 48 maratonas e continuo correndo meia maratonas, que  já somam mais de 120 provas…..
No Rio, já corri cerca de 20 maratonas, inclusive a primeira Maratona Atlântica Boa Vista, da qual essa maratona se originou.
Marcio “a lenda” Puga
Curiosidades sobre a Maratona do Rio:
Já houveram cerca de 10 percursos diferentes para a Maratona do Rio.  No inicio era a tarde, com largada e chegada no Leme e esse ano teremos uma novidade com a separação da prova Maratona e Meia Maratona sendo uma no Domingo e a outra no sábado respectivamente.
Em 1979 foi realizada a primeira Maratona do Rio e também a primeira vez que essa distância foi realizada no Brasil.
Edimilson Santana foi o último brasileiro vencedor dessa prova, em 2014. Depois nos últimos 3 anos tivemos uma hegemonia Queniana com Kimutai (2015), Kemboi (2016) e Kosgei (2017).
Ponto chave: Estratégia 
Considero que a estratégia da prova, seja uma das coisas mais importantes para o corredor fazer uma boa prova.
Precisamos saber nossa real possibilidade de desempenho, para não subestimar e nem superestimar o resultado.
A Maratona e uma prova longa (42,195km), portanto, devemos estar preparados para isso e, principalmente antecipar possíveis problemas.
Problema 01: Temperatura.
Junho não é um mês de calor, mas Rio é Rio. E úmido, sempre será. Portanto, se fizer um calor forte, refaça sua estratégia, considere correr um pouco mais lento, principalmente corredores de fora do Rio.
Problema 02: Estreia. 
Em hipótese alguma o corredor deve estrear alguma parte da vestimenta, que seja o tênis, short, top, blusa, etc…. esse erro pode ser fatal.
O ideal é usar as mesmas roupas e assessórios dos treinos mais longos.
Não acredite em milagres, formulas milagrosas, pilulas, alimentos que o tornarão o super atleta. Se você tem um nutricionista, siga suas orientações. Se não, alimente-se exatamente como foi feito nos treinos longos, antes, durante e depois.
É comum nessa ante véspera de prova aparecem os ” conselhos”, os super produtos…. não acredite, não arrisque. Não é atoa que os banheiros químicos tem ficado com filas enormes antes da prova e muitos perdem a largada.
Problema 03: Km 32.
Eu digo que na Maratona, até o km 32 é aquecimento. É a partir daí que a prova vai começar, com o corpo cansado, a mente cansada.
80% da maratona é cabeça. Daí voltamos à estratégia.
Programe-se para controlar o pace até o km 30 e na meia maratona no km 10.
É muito comum, mesmo em corredores experientes, acharem que estão bem e quebrarem. Tem de estar bem no km 40!
Problema 04: Amigos.
Outra coisa que deve ser evitada são os “amigos” que vão lhe esperar no km X para te acompanharem.
Não sabem em que estágio está seu cansaço físico e mental e acabam atrapalhando. A pior coisa para ouvir é “vamos!! Falta pouco”!!!!
Problema 05: Hidratação.
A parte da hidratação é uma coisa muito falada. Vejo pessoas largando para as provas com garrafas de água ou “produtos”.
Existem pessoas com mais sede, pessoas com menos sede. De qualquer maneira, nem deixe de se hidratar ou se hidratar demais. Faça como no treino, repita o que está acostumado esse é o segredo.
Dica final para a Maratona do Rio.
Se você vai correr para tentar seu melhor, em alguns momentos sua cabeça vai cansar e te perguntar: o q estou fazendo aqui?
Acontece com todos. É a hora da superação. Mais à frente isso vai sumir. E pode se repetir. E vai sumir. Negocie com o cansaço, vá por etapas.
Crie metas, por exemplo, “vamos passar aquele de amarelo”, “no próximo posto d’água descanso 10seg…”, e assim por diante.
Para quem busca resultados, qualquer que seja, é difícil mesmo. Mas pense nos treinos, calos, sol, sono, noites mal dormidas, eventos que gostaria de ter participado, etc….e supere-se.
A maratona é que separa os homens dos meninos.
Boa prova para todos, nos vemos na linha de chegada.
Professor Marcio “a lenda” Puga.
Siga no Instagram @equipemarciopuga 
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
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Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br