Dicas

Corridas mês de abril

Corridas de rua

Amantes do esporte e dos nossos diários @30tododia, já estamos em ABRIL. Caramba! Concordo que falar que o ano está passando rápido já virou redundância. No mundo globalizado em que vivemos, os dias passam rápido sim, e não há mais nada que possamos fazer a não ser aproveitarmos cada minuto desse cronômetro sem stop.

E claro, cuidar da saúde do corpo e da mente fazem parte do pacote “aproveitar cada momento”. De que adiante ver o tempo passar, sem saúde para aproveitar?

E é por isso que o @30tododia disponibiliza a partir de agora pra vocês, a agenda de provas para o mês de abril.

Lembrando sempre que o importante é se manter em atividade diária. Participar de eventos esportivos é apenas mais uma ferramenta que poderá mantê-lo motivado buscando novos desafios. Além claro, de haver um congraçamento e uma divisão de experiências entre os participantes.

Vamos as provas.

Ah, em abril continuamos com excelentes provas de trail run (corrida através trilha e estrada de chão) e distâncias variadas atendendo todo tipo de público.

Abrimos o mês, no dia 4 de abril, com a interessante Run Stock Car, em Ribeirão Preto/SP. Nessa prova você assiste a classificação do grid de largada e depois é você quem entra em pista pra correr. Só que a pé. Bacana né!

Ainda no dia 04, mais uma edição do Night Run Twist, dessa vez em São Bernardo do Campo/SP,

No dia 05, ocorre uma prova importantíssima para os triatletas de longa distância do país: o Ironman 70.3 de Brasília/DF. Pela primeira vez, a prova será também o Campeonato Latino Americano na distância 70.3, além de distribuir pontos para os atletas elite e 35 vagas para os amadores na faixa etária. Vale lembrar que Brasília é famosa pela baixa umidade do ar (tempo seco), o que requer um controle maior com a hidratação e ritmo de prova durante o pedal.

Ainda no dia 05, ocorre a Friburgo Eco Meia Maratona, em Nova Friburgo/RJ.

Dia 10, temos a Patagonia Run 2015, nas distâncias 10/21/42/70/100/120 Km. Distância pra todos os gostos.

Dia 11, os amantes das travessias longas de natação poderão encarar um baita desafio nos 23Km de águas abertas, na Ilha do Mel/PR.

Ainda se tratando de ilha, no mesmo dia 11, ocorre a já famosa Volta à Ilha, em Florianópolis/SC. Mais de 3500 atletas se revezam num percurso de 140Km que conta com subidas, descidas, dunas, trilhas e asfalto, unindo ainda mais os participantes do times.

Na mesma data ocorre oX-Terra Paraty 2015, em Paraty/RJ. Provas de triathlon, trail run, SUP, MTB e natação formam um verdadeiro parque de diversões para os loucos por fugir do tradicional asfalto da cidade grande. Além de provas muito bem organizadas, o X-Terra também seleciona atletas para competições internacionais.

Continuando no dia 11, Atibaia/SP recebe mais uma corrida de Trail Run nas distâncias 8/11/16 Km. Valinhos/SP combina trail run com longa distância e organiza a Day Night Run 12h. Essa prova será realizada em percurso de terra batida e terá duração de 12 horas ininterruptas. Excelente desafio para os apaixonados por trail e longa distância. Porto Alegre/RS recebe o Night Run 2015 – Etapa Fogo, nas distâncias 5 e 10Km e Ubatuba/SP também organiza uma prova de revezamento, no 2º Desafio 28 Praias de Revezamento. Essa prova pode ser disputada individualmente ou com equipes de 2, 3, 4 ou 5 atletas.

No dia 12 de abril, três importantes meias maratonas são realizadas em São Paulo/SP, naXVI Meia Maratona Corpore Internacional, no Rio de Janeiro/RJ com a Golden Four Asics e com a Baires, em Buenos Aires/ARG. Também ocorre a Track&Field Run Series JK Iguatemi, em São Paulo/SP; o Circuito das Estações Adidas – Outono, em Recife/PE e o Triathlon de Taubaté/SP, realizado no maior complexo de hangares da América Latina, a Base de Aviação do Exército.

 

Golden Four Asics
Golden Four Asics

 

Dia 19,ocorre a Meia Maratona de Balneário Camburiú/SC ea Race Color 5Km em Belo Horizonte/MG.

Já chegando ao final do mês, dia 21, Ponta Negra em Manaus/AM organiza a 32ª Corrida de Tiradentes. Detalhe interessante nessa corrida é a categoria “calça e coturno” voltada para os militares que correm fardados e ganham uma categoria especial.

Dia 25, Atibaia/RJ realiza mais uma prova, o Triathlon Cross Atibaia e o Rio de Janeiro/RJ recebe a Night Run – Etapa Fogo.

Por fim, dia 26, as mulheres participam da WRun no Rio de Janeiro/RJ, com as distâncias de 4Km e 8Km; Ribeirão Preto/SP também se colore na The Color Run e São Paulo/SP recebe a caravana do Troféu Brasil de Triathlon – 2ª Etapa. A primeira etapa em Santos pegou fogo e essa segunda etapa promete uma disputa muito acirrada entre os garotos do SESI e os demais atletas da elite do triathlon nacional.

Assim, fechamos a agenda com as principais provas do mês de abril. Agora é escolher uma ou algumas delas e cair dentro. As tendências de provas de Trail Run e Long Distance continuam forte. Se você quer fugir um pouco da cidade e curtir um contato mais próximo com a natureza, não deixe de experimentar.

Condicionamento físico.

Em relação ao condicionamento físico, pra quem começou o ano fazendo um período de base nos três primeiros meses, abril é a época de inserir mais intensidade aos treinos. Ou seja, mais velocidade com treinamentos de ritmo e intervalados. Fique tranquilo que se você cumpriu um bom período de base nesses primeiros meses, seu corpo está preparado para os novos paces que virão. Lembre-se: mais velocidade, menos volume. Assim vamos até julho para fechar o primeiro mesociclo do ano.    

Bons treinos, boas provas e muita força na remada moçada.

Nos vemos nos nossos @30tododia por aí.

Até lá.

Texto: Wagner Romão siga no Instagram @wagner_romao

Wagner Romão é triatleta, atleta olímpico e panamericano de pentatlo moderno, oficial do Exército, professor de educação física. Ocupa atualmente o cargo de Gerente do Programa de Atletas de Alto Rendimento do Exército e comentarista do canal Sportv na modalidade Pentatlo Moderno. CREF: 008429-G/DF.

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional

Email: marcellopaiva@30tododia.com.br

Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Email: marcellopaiva@30tododia.com.br