Dicas

Como surgiu o spinning

História do Spinning

Ao ganhar sua primeira bicicleta, aos 4 anos, Jonathan Goldberg apaixonou-se por ela . Como os meninos brasileiros , com sua primeira bola de futebol, ele percebeu que seu presente, aos poucos ia se tornando “ seu melhor amigo” .

Nascido na África do Sul, conviveu durante muitos anos com o aparteit e sensibilizado pelas diferenças sociais, utilizava as provas de ciclismo para tentar “ajudar” as pessoas. Os prêmios conquistados eram transformados em material escolar para as crianças negras.

Discriminado pelos colegas de escola por ser um menino disléxico, Jonathan percebeu que só a bicicleta poderia ajudá-lo a vencer seus limites, pois pedalava como ninguém. Sentado no banco, era um campeão.

Aos poucos, despertou seu lado aventureiro e sentia-se cada vez mais fascinado pela imagem de “ser saudável” transmitida pelos esportistas. Suas grandes inspirações foram sua mãe yogui, seu pai- corredor e campeão de squash, o mestre Bruce Lee e um ciclista francês Eddy Mercks.

Aos 24 anos, chegou a Los Angeles. No terceiro dia, foi assaltado. Perdeu tudo que tinha, dinheiro, documentos e seus sonhos.

Nunca mais voltou para a África.

De um turista encantado com o verão californiano, querendo descobrir as maravilhas da América, em um mês de férias, tornou-se um morador das ruas de Venice Beach . Mas sempre pensava que se sobrevivesse a tudo aquilo, enfrentaria qualquer coisa na vida.

Sua positividade fez com que aos poucos , fosse fazendo amigos.

O primeiro emprego foi numa academia em Los Angeles. Trazendo na bagagem mais de 4 anos como personal trainer na África do Sul e técnico fisioculturismo elaborava programas de treinamento que eram disputados por todos. Aos poucos voltava a conquistar seu espaço.

Em 1987 chegava a hora de realizar um grande sonho. Voltar a sua bicicleta e participar da prova de ciclismo Race Across América.

Não conseguiu terminar. Frustrado pensou numa maneira de aprimorar seu condicionamento . Elaborou um programa cardiovascular usando monitor cardíaco. Voltou a treinar na estrada e se inscreveu para a prova de 1989. Havia chegado o inverno. Para não se afastar de casa, criou com as próprias mãos, na garagem de casa, uma bicicleta estacionária, com a mesma geometria de sua bike (chamou de YellowBeast). Reproduziu alguns exemplares e convidava os amigos para treinarem com ele, ao som de muita música e rock, claro! pois sua segunda paixão sempre foi a guitarra.

Ao terminar a RAAM em 89, sensibilizou-se com o resultado e pensou: “ Se este treino deu certo comigo, pode dar certo com qualquer pessoa no Planeta  Terra… posso ajudar a todos se tornarem seres humanos mais aptos e felizes” Nascia então o programa e a filosofia Johnniana de treino .

Alguns anos depois, a “idéia” virou um negocio mundial e ele se tornou : JOHNNYG criador do JOHNNYG SPINNING® Programme e da bicicleta estacionária, tão copiada por milhares de empresas nos anos 90. EDUCAÇÃO – Cursos Online : Mais de 1000 cursos onlinecom certificado.

Referências:

 

ARTIGOS
Heart Rate Response and Calories Burned in a Spinning Workout. – 
Herman Falsetti,M.D.,Saul Blau,M.S.,Ed Burke,Ph.D.and Kristin Smith,B.S.
Hot Stuff: Thermoregulation . – 
Physiology of Sport and Exercise, Jack H.Wilmore, David Costill
Spinning Program Science. – 
Edmund Burke,Ph.D.

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br