Dicas

Como escrever grandes legendas de fotos em 30 segundos

Quer escrever legendas cativantes para suas fotos no Instagram?

Com essas dicas, você nunca mais vai se ver perguntando qual legenda funciona com essa foto?

Além disso, não funcionam apenas para retratos – funcionam para todos os tipos de fotografias.

Agora, deixe-me ser claro: estou falando de legendas para Instagram, Twitter, Facebook, seu site, etc.

 

Como escrever legendas para fotos em menos de 30 segundos

O marketing do Instagram é tudo sobre o visual. A qualidade das suas fotos será o fator diferenciador quando se trata de ganhar seguidores do Instagram, fazendo com que eles se interessem pela sua marca e pelo que ela é, e mostrando o lado humano do seu negócio.

Mas, as suas legendas também são importantes, por isso veja nossas dicas para as escrever.

  • Escreva primeiro vários rascunhos

Já pensou na piada perfeita depois que era um pouco tarde demais para contar? Todos nós
tivemos uma sensação semelhante quando criamos a legenda perfeita do Instagram uma vez que já publicamos o post.

A lição? Não apresse o processo. Em vez disso, escreva algumas ideias para legendas, sente-se um pouco nelas, pesquise os colegas de trabalho sobre qual delas é a melhor, e geralmente leve seu tempo.

Você pode estar se perguntando neste ponto: Mas a pontualidade e a cronologia não são importantes no Instagram?

Eles podem ser, dependendo do assunto do seu post.

Graças à iminente mudança no algoritmo de alimentação do Instagram, o nível de engajamento que suas postagens receberão será mais importante do que a cronologia.

É por isso que é importante dedicar seu tempo construindo uma ótima legenda que irá manter seus seguidores por perto, deleitá-los o suficiente para compartilhar com seus amigos e encorajá-los a se envolver com seu conteúdo.

  • Escrever primeiro as coisas importantes

A contagem máxima de caracteres para uma legenda do Instagram (2.200 caracteres) é basicamente uma formalidade.

Mas o importante a notar é que as legendas são cortadas nos feeds dos usuários após três a quatro linhas de texto.

Isso não significa que você deve manter suas legendas super curtas para que os usuários possam ver 100% delas sem ter que clicar em “mais”.

Em vez disso, carregue suas legendas com o conteúdo importante ou texto chamadas para ação – e deixe quaisquer hashtags, @mentions, ou informações estranhas para o final.

  • Incluir uma chamada para ação

A melhor maneira de aumentar o potencial de compartilhamento do seu post no Instagram e engajar seus seguidores é ter algum tipo de chamada para ação nas legendas de suas fotos.

Isso significa usar verbos de ação para estimular as pessoas a fazer algo, em vez de apenas rolar passivamente.

Descobrimos que os verbos geram mais compartilhamentos no Twitter do que substantivos e adjetivos – o mesmo pode ser verdade para o Instagram.

Por exemplo, você pode dizer, “toque duas vezes se achar isso engraçado”; ou “compartilhe sua
história nos comentários”.

Alguns exemplos de chamada para a ação são:
 Convidar pessoas para entrarem num concurso
 Convidar as pessoas a marcarem seus amigos
 Direcionar as pessoas para o link na bio
 Fazer uma pergunta

  • Limite-se a quatro hashtags

No Instagram, uma hashtag se comporta da mesma forma que no Twitter e no Facebook: Ela vincula as conversas de diferentes usuários em um único fluxo.

Contanto que sua conta seja pública, qualquer um que faça uma busca por essa hashtag pode encontrar seu post no Instagram.

As hashtags são ótimas para conectar usuários que não estão conectados entre si, mas que estão falando – e interessados – nos mesmos tópicos, eventos, marcas, e assim por diante.

Eles também são uma ótima maneira de adicionar um pouco de diversão e humor tímido aos seus posts.

Mas, use hashtags com moderação. Alguns usuários do Instagram incluem uma sequência de hashtags pesquisáveis como forma de obter mais seguidores — mas o fato é que parece spammy para os seguidores que você tem.

Se você usar uma tonelada de hashtags, as pessoas vão notar, e vão pensar que é foleiro.

Limite suas hashtags a três ou quatro, no máximo.

E lembre-se, você não precisa incluir nenhum se não quiser. Você não precisa de uma hashtag para ter uma incrível legenda no Instagram.

  • Misture a voz da sua marca com o tom alegre do Instagram

Cada rede social tem um tom diferente que funciona melhor.

Embora sério, o jargão de uma cópia pesada pode funcionar bem no LinkedIn, por exemplo, essa mesma cópia não funcionará tão bem no Instagram.

Os melhores posts do Instagram tendem a ter um tom alegre e divertido, mostrando o lado mais autêntico, humano e pessoal de uma marca.

É por isso que você vai querer adaptar a voz da sua marca para o tom mais alegre do Instagram. Isso será mais fácil para marcas cujas vozes de marca já são alegres e divertidas.

Como vê, escrever boas legendas é uma questão de persistência e treino! No fim, o mais importante é mesmo manter-se fiel a si própria.

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
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Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br