Aventura, Dicas

Canoa Havaiana – Rio Lá Fora episódio 3

Canoa Havaiana

Rio Lá Fora com Paula Varejão

A Canoa Havaiana é mais uma alternativa bem bacana para praticar exercícios ao ar livre entre amigos. A embarcação nasceu na região da Polinésia há mais de 3 mil anos e era utilizada pelo povos locais como forma de transporte e colonização das ilhas. Hoje ela é mais que um objeto: representa uma série de valores históricos e faz parte do cotidiano de muitas pessoas, que adotaram a Canoa como estilo de vida! Isso inclui acordar antes do sol nascer, estar em contato com a natureza e valorizar sempre o trabalho em grupo.

canoa havaiana 02
halau outrigger

A Canoa Havaiana

A Canoa Havaiana pode ter diferentes tamanhos, comportando 1, 2, 3, 6 ou até 12 pessoas em uma embarcação. Ela apresenta um design interessante: o casco (a parte maior onde ficam os praticantes) se chama “hull” e representa o homem; o flutuador (parte menor) chama-se “ama” e representa a mulher. Ou seja, a canoa representa o equilíbrio perfeito entre homem e mulher. Os braços que ligam um ao outro se chamam “yakos”.

O esporte vem carregado de uma série de valores e tradições polinésias, muito respeitadas pelos praticantes. A coletividade é uma delas.

Primeiro que para a canoa ganhar velocidade todos precisam remar juntos, exatamente no mesmo ritmo. Mas, desde a preparação da canoa até a sua retirada da água e limpeza, tudo é feito em grupo. Ao fim de uma remada todos se parabenizam e batem palmas. As canoas são sempre batizadas com um nome e consideradas um “membro da família”.

Um excelente exercício físico

Além de ser uma atividade muito prazerosa, é um excelente exercício físico para homens e mulheres, já que trabalha o corpo todo. Você pode estar pensando que os braços são os únicos exigidos, mas na posição correta da remada, a impulsão das pernas e dos glúteos são muito importantes. Em uma hora de remada perde-se cerca de mil calorias!

Além disso, com a Canoa pode-se explorar lugares novos e fazer travessias, como o famoso trajeto até as Ilhas Tijucas, na Barra da Tijuca. Esse é o passeio que eu fiz junto com a galera da Halau Outrigger! Dê o play e sinta essa emoção!

Curtiu?! Marque sua travessia lá no site www.halaucanoes.com

Fotos  Halau Outrigger siga no Instagram @halauoutrigger

Assista ao episódio 2 Rio Lá Fora – Bicicleta Aquática 

 halau outrigger
halau outrigger

 

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br