Dicas

Calendário de corridas do mês de maio

Corrida em maio

Amigos amantes do @30tododia, é hora de falarmos do nosso leque de opções para as próximas semanas. Entre corridas de rua nas mais diversas distâncias, triathlon, duathlon e trail run, aqui no @30tododia você fica sabendo com mais detalhes o calendário do Brasil e do mundo.

Além disso, esse mês vamos estrear o já famoso “você sabia?”.

Traremos sempre uma curiosidade sobre as corridas de rua que pode te surpreender.

A primeira delas, como exemplo, é saber que o vencedor da Maratona dos Jogos Olímpicos de 1904, pegou uma carona de carro até o Km 35. Ou seja, correu um pouquinho no começo e no final. O restante, foi carro. A história depois foi confirmada pelo próprio corredor, que acabou sendo desclassificado. Imagina se essa moda pega.

Mas antes de falarmos do calendário para o mês de maio, vamos fazer um rápido sobrevôo sobre algumas marcas obtidas no mês de abril.

Recordes do mês de Abril

Há uma semana, a melhor marca de 2015 na maratona foi estabelecida pelo queniano Eliud Kipchoge, com o tempo de 2h04min42seg. Esse tempo foi obtido na maratona de Londres e pra que vocês tenham uma ideia, o pace médio para tamanho feito é de 2’57”/Km. O recorde mundial ainda permanece com seu compatriota Wilson Kipsang, com a marca de 2h03min23 seg e pace médio de 2’55”/Km. Parece impossível, não!!! Um quilômetro nessa velocidade é tarefa árdua para corredores com uma rodagem bastante alta. Imaginem 42Km!!!

No Brasil, uma prova importante realizada no mês de abril foi o Ironman 70.3, em Brasília/DF. A prova foi vencida pelo britânico Tim Dom, com o tempo de 3h41min47seg e a incrível marca de 1h13min na meia maratona da prova. Os melhores brasileiros foram Igor Amorelli e Santiago Ascenço, com os tempos de 3h47min e 3h48min, respectivamente. No feminino a melhor brasileira foi mais uma vez a triatleta Ariane Monticeli, com o tempo de 4h27min. Ela continua sendo a atleta mais importante do país na distância e segue crescendo a cada prova.

Em abril, foi realizada também a famosa Volta da Ilha, em Floripa/SC. A equipe vencedora foi a Cia dos Cavalos, de Porto Alegre/RS, com o tempo de 8h37min45”. Se você quiser montar uma equipe pra concorrer essa prova, o pace médio do pessoal do sul foi de 3’42”/Km. Fica a dica!

Bom, falando no calendário de maio, claro que não poderíamos abrir nossa agenda sem as Corridas dos Trabalhadores.

Calendário de corridas do mês de maio

Feriado do dia 1º pede uma provinha.

Dia 1º de maio tem corrida do trabalhador em São Paulo/SP, Osasco/SP, Taboatão da Serra/SP e a Lagoa Night Run, no Rio de Janeiro/RJ.

Dia 3 de maio, abrimos o dia com a 2ª Etapa do Rio Triathlon. O evento está prestigiadíssimo e garantir uma inscrição cada vez mais cedo é a dica para essa prova. Além dela, dia 3 tem a 3ª Maratona Ecológica de Revezamento, em São Paulo/SP; o circuito EcoDuathlon em Guarulhos/SP; o Circuito das Estações Adidas, em Curitiba/PR; a 7ª Travessia Netuno, em São Vicente/SP e uma maratona belíssima na cidade de Praga, na República Tcheca. Quem busca esporte e turismo, não deixe de planejar uma maratona nessa linda cidade e de quebra ainda conhecer tudo a pé.

Temos também a tão esperada wings for life world run que acontece em 35 países ao mesmo tempo e aqui no Brasil vai ser em Braília, coê pode acompanhar a prova ao vivo aqui.

 

wings-for-life-world-run

 

No dia 9 de maio, destaque para o X-Terra Brasil, em Ilha Bela/SP. Mais uma vez provas de trail ganhando força no país. Também temos trail em Atibaia/SP na mesma data; o Speed of Sound, na sua 2ª Edição, em Juiz de Fora/MG; e a Night Run – Etapa Fogo, em Belo Horizonte/MG e Brasília/DF.

Dia 10 de maio, uma distância muito boa pra quem está ganhando volume nas corridas de rua são as 10 Milhas do Rio de Janeiro/RJ; temos também a Meia de Cascavel/PR; Circuito das Estações em Buenos Aires/ARG; Fast Aquathlon, em Santos/SP; e a The Color Run, em Florianópolis/SC.

Dia 14, destaque especial para o Troféu Brasil de Atletismo, em São Bernardo do Campo/SP. Atenção para os principais atletas do atletismo nacional na pegada final para os Jogos Panamericanos, em Toronto.

Dia 16 de maio, ocorre a inusitada Maratona da Muralha da China. Uma pequena distância perto dos mais de 21.000 Km de extensão da muralha. Voltando ao Brasil, dia 16 ocorre também a Night Run, em Recife/PE, Salvador/BA e Fortaleza/CE; os 21 Km, na cidade de Bonito/MS; e o Desafio das 12 horas de Piracicaba/SP.

Dia 17, ocorre o Campeonato Fluminense de Corrida de Montanha, em Ilha Grande/RJ; o X Trail Run, em São José dos Pinhais/SP; as Maratonas de Lima, no Peru e São Paulo/SP. Aliás, a maratona de Lima, tem se tornado também um grande evento. Vale a pena correr a prova e depois dar uma escapada até Cusco e Machu Picchu.

Dia 21 é dia de uma prova duríssima para os amantes de trail run. Ocorre a The North Face Endurance Challange Ultratrail Agulhas Negras. O nome é complicado. A prova mais ainda. Nas distâncias de 10, 21, 50 e 80Km, o evento é realizado dentro do Parque Nacional de Itatiaia/RJ e promete bastante aventura aos participantes.

Chegando ao final do mês, dia 23 de maio tem Night Run, em Curitiba/PR; K 42 , em Ubatuba/SP; e a 1ª Corrida Rústica Rock Running, em Blumenau/SC, na distância de 8Km.

Dia 24 de maio, vale conferir a Track&Field Run Series Iguatemi, em São José do Rio Preto/SP; os 21K, de Macaé/RJ e o Duathlon da FTERJ, no Rio de Janeiro/RJ.

No dia 30, abrimos com Night Run, em Campinas/SP; Circuito Corridas Caixa, em Uberlândia/MG; o famoso Revezamento Bertioga-Maresias; e a Maratona de Estocolmo.

E no último dia do mês, destaque total para a prova mais esperada para os triatletas de long distance do país e América do Sul:

O Ironman Brasil 2015, em Florianópolis/SC. Valendo vaga para o mundial na distância em Kona, no Havaí, no mês de outubro. A expectativa é que a organização da prova consiga coibir um problema que tirou o brilho da prova no ano passado: o vácuo no ciclismo. Cabe a galera também respeitar a regra e jogar limpo. No mesmo dia ocorre a Ultramaratona de Comrades, na distância de 88Km; a Bravus Race 2015, no Rio de Janeiro/RJ; o circuito Lotus, em Brasília/DF; e a Serie Delta-Portugal, em São Paulo/SP.

E assim, fechamos o mês de maio. Mais uma vez repleto de provas curtas, longas, de rua ou estrada, individual ou revezamento. Escolha a sua.

Nós do 30tododia continuamos aguardando o seu check diário de atividade física, com uma foto bem bacana para compartilhar com todos os nossos seguidores, use sempre a tag #30tododia

Bons treinos, boas provas e muita força na remada!!!.

Até lá, siga também nossa Fanpage @30tododia

Estamos também no app PERISCOPE vídeos, entrevistas, dicas, tudo ao vivo. 

Texto:

Nosso colunista, Wagner Romão é triatleta, atleta olímpico e panamericano de pentatlo moderno, oficial do Exército, professor de educação física. Ocupa atualmente o cargo de Gerente do Programa de Atletas de Alto Rendimento do Exército e comentarista do canal Sportv na modalidade Pentatlo Moderno. CREF: 008429-G/DF.

Siga no Instagram @wagner_romao

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br