Dicas

Agachamento profundo não causa lesão no joelho

Segurança do joelho em Agachamentos Profundos.

Um trabalho extremamente relevante publicado no Sports medicine, publicado por Hartmamn et al. embasa esta prática como segura.

O autor analisou 164 artigos sobre agachamentos publicados entre março de 2011 e janeiro de 2013, e concluiu ser infundada a ideia do agachamento profundo possa causar mazelas ao joelho.

Trabalhos antigos como o de Escamilla et al (2001) já demonstravam que Agachamentos num ângulo de 110 graus eram seguros e o autor não recomendava ângulos ainda maiores, pois concluiu que a pressão patelo femoral aumentava significativamente.

Porém está pressão não estava relacionada a lesões, apenas era maior.

Escamilla analisou apenas a pressão patelar e não levou em consideração a participação dos músculos posteriores de coxa.

Esear et al (1997) já tinha demonstrado que quanto mais fundo, maior a contração do posterior de coxa.

Essa co-ativação e (quadríceps e posterior de coxa, ativados ao mesmo tempo) estabiliza o joelho. Além de que quanto mais profundo, maior o contato articular entre a patela e o côndilo do fêmur (maior área de contato,menor pressão patelo -femoral).

Conclusão do especialista

Logo é infundada a ideia de lesões na articulação, não havendo publicação acadêmica de causa e efeito, ou seja que uma maior pressão causaria lesões.

O trabalho recente de Hartmamn, envolvendo o número enorme de estudos e participantes, acabou com o mito de Agachamento profundo poderia gerar lesões no joelho.

Referências
1-Analysis of the load on the knee joint and vertebral column with changes in squatting depth and weight load.Hartmann H1, Wirth K, Klusemann M.
Sports Med. 2013 Oct;43(10):993-1008. doi: 10.1007/s40279-013-0073-6.

2-Knee biomechanics of the dynamic squat exercise.
Review article
Escamilla RF. Med Sci Sports Exerc. 2001.

agachamento

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br