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O melhor exercício para o glúteo: agachamento livre a fundo

Trabalhe seu glúteo no agachamento a fundo

Ótima maneira para trabalhar o glúteo, pois o movimento completo gera um pré-estiramento (alongamento) no glúteo, aumentando o recrutamento de fibras musculares o que aumenta a qualidade da contração.

Neste exercício outros músculos também são ativados como o quadríceps (anterior da coxa) e os isquiotibiais (posterior da coxa) e para manter a coluna alinhada exige-se dos músculos paravertebrais(costas), lombares e abdominais. Então aconselhamos que a carga ajustada respeite a força que esses grupamentos possuem para manter a posição correta da coluna, que não deve ser curvada.

Agachamento livre a fundo, o melhor exercício para o glúteo

Como fazer o agachamento a fundo

O agachamento pode ser realizado até o ângulo de 90 graus ou a fundo como mostra a imagem. Quanto maior é a amplitude, maior é a força de compressão da patela contra o fêmur, mas em contrapartida a área de contato da articulação também é maior. Reduzindo o ângulo de flexão do joelho e a compressão também reduz-se a área de contato entre as articulações, aumentando o estresse nas áreas de pouco contato.

Agachamento indicado para qualquer indivíduo independente do condicionamento.

Este exercício pode ser feito por iniciantes e pode ser realizado com o peso do próprio corpo. Indivíduos treinados que fazem apenas o movimento ate 90 graus e querem aumentar a amplitude, devem reduzir a carga para se adaptar. Não é normal sentir dor na coluna ou joelho durante o exercício, então caso isso aconteça pode ser sinal de que o movimento esta errado, não continue!! Quem tem lesão na coluna ou joelho deve consultar um profissional para receber as orientações de acordo com suas individualidades.

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Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
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Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br