Dicas

Emagrecer fazendo luta

Emagrecer x fazer luta

Os esportes de luta tem uma intensidade muito elevada, sendo predominante o sistema anaeróbico, tendo um grande gasto calórico durante o treino de luta e após o treino, devido ao fenômeno chamado EPOC, que traduzindo é um consumo excessivo de oxigênio pós exercício, ou seja, mesmo depois do treino, queima-se muitas calorias em repouso.

Este estudo já foi realizado pelo nosso colunista @drcesarmarra em seu mestrado que provam cientificamente que atividades de alta  intensidade tem maior significância no processo de emagrecimento.

Clique aqui e leia qual a matéria “qual o melhor caminho para emagrecer”.

Cada esporte tem uma característica metabólica (aeróbico/anaeróbico ou misto), vamos entender um pouco mais sobre isso:

Exercícios aeróbicos são atividades de longa duração com baixa ou média intensidade.

O oxigênio é utilizado para fornecer energia através da queima da glicose (carboidrato) e da gordura. Já no anaeróbico o corpo produz energia sem usar o oxigênio. O anaeróbio tem duas fases, alático e lático.

O alático é conhecido como mecanismo fosfocreatina ou ATP-CP.

Nesse sistema o corpo fornece cerca de 10 segundos de energia. Dentro de nossos músculos temos uma “moeda energética” conhecida como ATP (Adenosina Tri Fosfato) que produz energia rápida para o músculo, que não dura mais de 3 a 4 segundos, então entra a CP (Creatina Fosfato) que ressintetiza a ATP dando mais energia para o músculo.

@lincolncavalcante e @yasminvolpato
@lincolncavalcante e @yasminvolpato

Quando você usará o anaeróbio alático?

Nos esportes de luta, o tempo todo usamos este sistema quando fazemos aquelas sequências explosivas de socos ou chutes com duração máxima de 10 segundos.

O lático é conhecido como mecanismo Glicogenólise, nesse mecanismo o ATP é ressintetizado pelo glicogênio. Dessa forma o corpo gera energia por cerca de 2 minutos, porém nesse sistema temos como resíduo a produção de ácido lático, esse ácido gera aquela queimação no músculo durante uma atividade intensa.

Um Round no boxe, kickboxing, Muaythai por exemplo duram cerca de 2 a 3 minutos num treino de academia para alunos convencionais, predominado nesse momento o sistema anaeróbico lático como vimos anteriormente. Um treino dessas modalidades citadas duram cerca de 1 hora nas academias, ou seja, o oxigênio entra pra equilibrar todo sistema e assim utilizando a glicose como fonte energética. Tiramos a conclusão então que os esportes de luta tem uma característica metabólica mista (aeróbico/anaeróbico lático e alático).

Texto:

Nosso colunista de Lutas Professor Lincoln Cavalcante, siga no instagram @linconlncavalcante

Modelo Yasmin Volpato, siga no instagram @yasminvolpato

Fotografo Marcos Soares, siga no instagram @marcos_cesarsoares

@lincolncavalcante e @yasminvolpato
@lincolncavalcante e @yasminvolpato
@lincolncavalcante e @yasminvolpato
@lincolncavalcante e @yasminvolpato
Graduado em Ed. Física
Pós graduado em fisiologia do exercício
Especialista em treinamento funcional pra lutadores e musculação.
E-mail: lincolnsc@hotmail.com
Post AnteriorPróximo Artigo
Graduado em Ed. Física Pós graduado em fisiologia do exercício Especialista em treinamento funcional pra lutadores e musculação. E-mail: lincolnsc@hotmail.com