Dicas

Segurança e Atenção para praticar o SUP Stand Up Paddle

SUP Stand Up Paddle

A grande maioria das pessoas antenadas na atividade física, já ouviram falar no SUP (Stand UP Paddle). 

O esporte realmente chegou para ficar. Com certeza não será mais uma moda passageira. É o esporte aquático que mais cresce no mundo!

O ato de remar em pé em cima desses pranchões é visto e praticado cada vez mais, e esse aumento incessante do número de praticantes tem algumas explicações.    

E tudo que é novidade causa interesse, e por ser um esporte, causa curiosidade principalmente em praticantes de atividade física. 

O SUP É um dos esportes aquáticos mais democráticos que existe. 

Após o breve período de adaptação e aprendizado, qualquer pessoa da criança ao idoso, do magrinho ao gordinho… passeia e se diverte em cima de um SUP com uma certa facilidade. Podemos provar isso observando a maioria dos praticantes de primeira viagem já postando suas fotos nas redes sociais tirando sua “onda”  desde a primeira remada!

 

sup fred 02

 

Segurança é fundamental.

Infelizmente acidentes acontecem por falta de orientação correta. Basta ser “apresentado” ao SUP por um profissional de educação física especialista no assunto, para que seu passeio e remada tenha apenas o gostinho de quero mais.
O profissional habilitado tem a capacidade de auxiliar na escolha correta do equipamento de acordo com as individualidades e peso corporal dos praticantes;
Tem o conhecimento científico para o ensino das técnicas corretas de remada, que facilitam o aprendizado e evitam lesões por execuções incorretas de movimento;
Em situações de risco esses profissionais também são habilitados para fazer toda a diferença em um caso de emergência;

Tem conhecimento técnico sobre as condições climáticas para diminuir as chances de acidentes;
Além disso, possui equipamentos e acessórios de qualidade para proteger a integridade física dos praticantes.
Outro fator importante para esse aumento contínuo do SUP é a crescente fabricação nacional de equipamentos, que há 3 anos atrás ou mais, só encontravamos importados de qualidade nas lojas, com preços bem mais salgados. Isso facilitou bastante o acesso também.

E o fator mais importante! Mas esse só quem já remou poderá concordar….

A sensação de liberdade, o êxtase, o prazer que é “andar sobre as águas”, fazer uma travessia até uma ilha, se sentir o motor da sua própria embarcação, curtindo um visual indescritível que temos por aí… Realmente palavras nunca conseguirão descrever de maneira exata esse sentimento. 

Onde surgiu o SUP? 

Nos próximos artigos sobre esse mundo que é o SUP, compartilharemos a história desse incrível esporte, desde a antiguidade até os dias atuais.

Por aqui os interessados poderão saber também as curiosidades, lugares interessantes para se praticar, agenda de passeios, eventos e competições a nível nacional e internacional.
Até breve!

Fred Rangel

Siga no Instagram EFI Rio

www.efirio.com.br

 

sup fred

. Gestor da EFI Rio
. Personal coach 4.1
. Coordenador de personal training da Academia Companhia Athletica- Rj
. Formado pela UERJ
. Pós-graduado em treinamento de força pela UGF
. Especialista em treinamento funcional pela metodologia MVF
Post AnteriorPróximo Artigo
. Gestor da EFI Rio . Personal coach 4.1 . Coordenador de personal training da Academia Companhia Athletica- Rj . Formado pela UERJ . Pós-graduado em treinamento de força pela UGF . Especialista em treinamento funcional pela metodologia MVF