Dicas

Emagrecer no pedal

Quando você pratica uma atividade cíclica, ou seja, onde os movimentos são os mesmos durante a prática, fica mais fácil controlar as intensidades de seu treino já que o padrão dos movimentos são constantes.

Cabe a nós controlarmos a velocidade com que se desenvolve e o nível de resistência. O que vai fazer você emagrecer, basicamente falando, é o seu grau de assiduidade e principalmente o comprometimento com a proposta do treinamento.

Vale lembrar que seu treino, qualquer que seja, deve sempre ser preparados por um profissional de Ed. Física, ou em uma aula coletiva, obedeça os comandos do professor. Vamos lá!

Um dos princípios do treinamento é a interdependência entre o volume e a intensidade do exercício, onde sabemos que quando o volume (Tempo) sobe, a intensidade (Frequência cardíaca ou sensação de esforço) desce e vice-versa.

O volume de uma sessão de Indoor Cycling fica entre 45 e 60 minutos, o que varia entre as Academias, e sendo assim, podemos em um volume fixo determinado pela duração da aula, controlar as intensidades pela frequência cardíaca e treinar na zona alvo independente do treino proposto pela Academia.

Muito cuidado!

Não quero dizer que você pode fazer o que quiser dentro da sala durante a aula. Respeitar o profissional que está ministrando uma aula é essencial e ético. Informe que sua proposta é emagrecer e que ele entenderá e mesmo dentro de uma sessão de alta intensidade poderá sugerir um posicionamento diferente para você.  Isso é muito legal de saber pois em uma aula super heterogenia em relação a objetivos individuais e graus de condicionamento, nos mostra que qualquer um pode treinar Indoor Cycling todos os dias e o melhor, emagrecer com isso!

Abaixo segue um exemplo de como podemos evoluir dentro de um treinamento coletivo, lembrando sempre da importância de informar seus objetivos ao profissional que estará conduzindo a aula ou o seu treino.

 Frequência Cardíaca

Exemplo de como saber as intensidades de forma individualizada

Ex: Seu uma aula dura 45 min, ela provavelmente terá entre 8 e 10 min no início, para aquecimento e 5 a 8 min no final, para a volta calma… Traduzindo em tempo, sobram de 25 a 30 min para serem efetivamente utilizados em seu treino. Procure treinar dentro das intensidades propostas para o seu emagrecimento independente da proposta da aula. Execute todas as técnicas solicitadas pelo professor, nos tempos indicados por ele e sempre “ouça” o seu corpo e os sinais que ele indica para na ausência de um frequencímetro ser possível controlar as intensidades.

 Escala de Esforço (Faces)

A tabela de Esforço percebido associada as faces facilita se situar no treino.

Sendo assim, fica claro que se pode emagrecer fazendo Indoor Cycling todos os dias e aproveitar todas as aulas proporcionadas pela sua Academia e treinar com todos os professores que você gosta. Para os que estão iniciando suas sessões de treinamento, por segurança e preservação de sua integridade física, evite mais de uma aula por dia. Uma aula por si só já é intensa o bastante para te proporcionar saúde, bem-estar e principalmente elevar sua auto estima com os resultados!

Especialista Fortunato.

Post AnteriorPróximo Artigo