Dicas

Emagrecer: O que acontece com a gordura corporal quando emagrecemos?

Para onde vai a gordura corporal?

Nosso colunista @drcesarmarra esclarece essa questão.

Muitos ainda acreditam que a gordura é eliminada pela urina ou suor, através de métodos alternativos, onde fazem você gastar apenas o seu tempo e dinheiro, e ainda perder a saúde.

Produtos diversos que prometem a redução rápida da gordura não tem fundamento científico.
Não tem como fugir da bioquímica e dos processos fisiológicos para entendermos como a gordura é QUEIMADA e qual o caminho que ela faz para sair do corpo.

Uma vez quebrada do tecido adiposo e disponível na corrente sanguínea, a gordura não será filtrada pela urina, nem sairá pelo suor.

Ela saíra pelo ar expirado. Isso mesmo!!!

Ela sairá pelos pulmões.

Então, como ocorre esse processo?

O processo do metabolismo da gordura já foi descoberto há muito tempo atrás pelos fisiologistas e bioquímicos, em que uma das partes desse via metabólica é chamada de ciclo de Krebs, em homenagem ao seu descobridor, o químico alemão Hans Krebs, agraciado com o Prêmio Nobel em 1953.

Inicialmente, a gordura é mobilizada do tecido adiposo, seguindo para as principais células do corpo, principalmente para o músculo esquelético, através da circulação sanguínea.

Chegando nas células, ocorre então, a utilização dessa gordura através das mitocôndrias, responsáveis pela geração de energia.

A gordura, uma molécula inicialmente formada por átomos de Carbono, Hidrogênio e Oxigênio é então finalmente transformada em dióxido de carbono (CO2) e água (H2O).

Para ilustrar essa situação, em um interessante estudo, pesquisadores mapearam o que aconteceu com cada átomo da molécula de gordura até sair do nosso corpo.

Os autores observaram que para cada molécula de gordura queimada, 80% foi convertida em dióxido de carbono e posteriormente expirada pelos pulmões, e 20% foi convertida em água.

Leia: Qual o intervalo ideal de recuperação devo realizar entre as séries de musculação.

 

Conclusão do especialista:
Pare de gastar dinheiro à toa com métodos alternativos que prometem um emagrecimento rápido e milagroso.

E também não funciona usar roupas para cobrir a pele durante o exercício para que se produza mais suor. Você também não estará perdendo gordura. Você estará apenas perdendo água.

Portanto, a gordura corporal somente será reduzida por processos bioquímicos realizados pelas células, que objetivam a produção de energia.

Para você aumentar a QUEIMA de gordura, você precisa aumentar a capacidade de utilização pelas mitocôndrias.
E nenhum remédio irá fazer você aumentar a atividade mitocondrial.

Somente através de exercícios físicos regulares, você terá o aumento do número, tamanho e da atividade dessas mitocôndrias.

Ah, não se esqueça de ter uma alimentação saudável, pois o excesso calórico não surtirá efeito no processo metabólico da queima de gordura.

Um abraço e até a próxima.

Referências
-Krebs HA: The tricarboxylic acid cycle, Harvey Lect 44: 165, 1948-1949.
-Meerman, R. When somebody loses weight, where does the fat go? BMJ, 349-:g7257; 2014.
-Marra, C et al. Effect Of Moderate And High Intensity Aerobic Exercise On The Body Composition Of Overweight Men. Journal of Exercise Physiology, 8 (2), 2005.
-Stoggi, T; Sperlich, B. Polarized training has greater impact on key endurance variables than threshold, high intensity, or high volume trainig. Frontiers in Physiology, 5(33), 2014

Doutor em saúde coletiva/obesidade
Consultor Técnico @30tododia
Email: profcesarmarra@gmail.com
Pioneiro no estudo de HIIT no Brasil.
Post AnteriorPróximo Artigo
Doutor em saúde coletiva/obesidade Consultor Técnico @30tododia Email: profcesarmarra@gmail.com Pioneiro no estudo de HIIT no Brasil.