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O que fazer para combater o sedentarismo

 Sedentarismo hoje

Pesquisa do Ministério do Esporte revelou que mais de 45% dos brasileiros são sedentários

Um levantamento realizado pelo Ministério do Esporte revelou que 45,9% dos brasileiros são sedentários. A pesquisa, elaborada em 2013 e divulgada nesta semana, mostrou que quase metade da população nacional não praticou nenhuma atividade física durante o ano. Entre as desculpas mais recorrentes estavam a falta de tempo, o desinteresse por exercícios e a escassez de dinheiro.

Conhecimento é o segredo contra o sedentarismo

Escolher uma atividade física que seja estimulante e prazerosa, além de entender de maneira mais detalhada todos os benefícios que ela pode trazer para a pessoa, não só esteticamente, mas em todo o seu organismo, são fundamentais para que o primeiro passo no combate ao sedentarismo seja dado.

O conhecimento do funcionamento do corpo humano agregado à pratica de atividade física faz com que os exercícios se tornem mais interessantes. Essa estratégia vale não só para a prática da musculação, nas academias. Vale também para corrida em parques, natação, ciclismo ou para qualquer tipo de exercício que a pessoa se sinta estimulada a fazer. Saber que aquele exercício que está sendo realizado não se trata apenas de um movimento mecânico, entender o esforço que está sendo realizado, como e quais melhorias aquela atividade pode trazer, saber regular, mudar e alternar de maneira consciente e com autonomia, gera uma necessidade fisiológica de buscar se mexer e que é a mais efetiva como motivação. Sem conhecimento preciso e compreensível, subterfugios menos profundos acabam não tendo efetividade e consistência na busca de um estilo de vida ativo.

Variar sempre facilita o envolvimento e o resultado

A variação entre as atividades é um exemplo de recurso que pode estimular os brasileiros a vencer o sedentarismo. Em um dia, uma caminhada. No outro, uma pedalada, por exemplo. Entender e colocar a atividade no dia a dia, além de ter excelente resultado na fisiologia do corpo, promove e motiva a manutenção da regularidade na atividade física, e também proporciona diferentes trabalhos para os diferentes componentes da aptidão física geral, trabalhando o organismo como um todo.

A estatística não mente

A pesquisa do Ministério do Esporte mostra que, separado por gênero, o índice de sedentarismo nas mulheres chega a 50,4%; nos homens, é de 41,2%. Categorizados por faixa etária, a dos idosos entre 65 e 74 anos registra o maior índice de sedentarismo, com 64,4%; jovens representam o menor número: entre 15 e 19 anos são 32,7%.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que as pessoas realizem algum tipo de atividade física pelo menos três vezes na semana, com duração mínima de 30 minutos. Mas isso seria um mínimo, e esse mínimo também depende de uma certa intensidade para que represente algo efetivo para o corpo. Logo, a partir do momento que entendemos o funcionamento do corpo, e como podemos regular as intensidades, tempo e qualidade dos movimentos, conseguimos de maneira mais fácil, sem grandes barreiras emocionais, superar as dificuldades e implantarmos um estilo de vida ativo de maneira definitiva.

Cris Parente

 

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Licenciatura em Ed. Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo

Bacharelado em Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo

Especialização em Fisiologia do Exercício pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Especialização em Nutrição e Suplementação Esportiva pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo

Especialização em Coaching Pela Wexford University-California

MBA em Gestão, Marketing e Direito Esportivo FGV/FIFA/CIEES/University of Neuchatel-Suiça

Melhor Personal Trainer do Mundo em 2014 pela Life Fitness USA – Personal Trainers To Watch

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Licenciatura em Ed. Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo Bacharelado em Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo Especialização em Fisiologia do Exercício pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Especialização em Nutrição e Suplementação Esportiva pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo Especialização em Coaching Pela Wexford University-California MBA em Gestão, Marketing e Direito Esportivo FGV/FIFA/CIEES/University of Neuchatel-Suiça Melhor Personal Trainer do Mundo em 2014 pela Life Fitness USA - Personal Trainers To Watch