Dicas

Tudo que você sempre quis saber sobre a auto liberação miofascial.

Liberação Miofascial

A técnica de auto liberação miofascial feita com o rolo é altamente eficaz para a melhora da mobilidade de forma aguda e crônica.
Mobilidade é a capacidade de o corpo executar movimentos de pequena e grande amplitude livres de qualquer restrição. A mobilidade está relacionada com a articulação. Já a flexibilidade relaciona-se com tecido mole, principalmente os músculos.
A mobilidade pode ser dividida em:
Osteocinemática que são movimentos corporais de grande amplitude, podemos citar como exemplo a flexão de joelho, extensão do cotovelo, rotação da cervical, etc.
O segundo conceito chamamos de artocinemática que são os movimentos que ocorrem no interior da articulação e, eles descrevem a distensibilidade na cápsula articular, permitindo que os movimentos fisiológicos ocorram ao longo da amplitude de movimento sem lesar as estruturas articulares.
Porque isso é importante? 
Flexibilidade e mobilidade sãos fundamentais para as atividades do dia a dia e para a prática de esportes. Boa parte dos praticantes de treinamento de força não colhem benefícios de exercícios feitos com pesos livres, como o agachamento o stiff e o deadlift devido a falta dessas valências.
A prática regular de exercícios de flexibilidade/mobilidade associados ao treinamento de força são fundamentais para quem busca o máximo em funcionalidade e performance esportivas.
A inclusão do rolo tanto pré quanto pós treino é extremamente eficiente para o aumento da mobilidade de maneira aguda e crônica respectivamente.
Behara B, et al (2015) demostrou que a auto liberação miofascial aumenta em curto prazo, sem afetar o desempenho atlético o arco de movimento por um período maior que que dez minutos, o que a difere do tradicional alongamento que todos sabemos, compromete a capacidade de força.
Além disso a liberação miofascial pode reduzir a dor muscular tardia e aumentar o limiar da tolerância ao desconforto na hora que o “bicho pega”.
Bons treinos.
Professor Rodrigo Boson. Siga no Instagram @rodrigo.boson
THE ACUTE EFFECTS OF DEEP TISSUE FOAM ROLLING AND DYNAMIC STRETCHING ON MUSCULAR STRENGTH, POWER, AND FLEXIBILITY IN DIVISION I LINEMEN.
Behara B, et al. J Orthop Trauma. 2015.
Rodrigo Boson
Professor de Educação Física UFRJ
Pós Graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força.
Especialista em Emagrecimento.
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Rodrigo Boson
Professor de Educação Física UFRJ Pós Graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força. Especialista em Emagrecimento.