Dicas

Adidas Ultra Boost revolução no tênis de corrida

Adidas Ultra Boost

O novo tênis da Adidas, ultra boost, considerado pela marca o melhor modelo de calçado para a prática da corrida causou um grande rebuliço entre treinadores e atletas de elite pelo mundo.

Em um local especial de lançamento na Cidade de Nova York, Yohan Blake, David Villa, Sammy Watkins e uma equipe de atletas de elite juraram lealdade à revolução, enquanto centenas de testemunhas de todo o mundo estavam no local para a apresentação do Ultra BOOST.

Estas noticias,vinculadas nos fóruns e sites especializados em corrida no exterior, também causaram um frisson entre os treinadores e corredores frenéticos aqui no Brasil.

No dia 28/02 no clube de regatas do flamengo, a Adidas apresentou o seu produto para os cariocas e tive o prazer de comparecer ao evento a convite do @30tododia, como especialista.

Em outro artigo publicado no site, citei a forma atual para a execução da pisada durante a corrida, a técnica midfoot (http://www.30tododia.com.br/featured/boson/como-correr-mais-rapido/), que preconiza tênis com baixo amortecimento, uma vez que isto favorece a pisada midfoot e aumenta a performance, transferindo o impacto como energia para o corredor, facilitando o deslocamento do centro de gravidade para frente.

Tênis muito amortecidos não conseguem esta transferência, uma vez que a energia cinética se dispersa, não voltando para o corredor, além disso, levam o corredor a pisada hell strike, o que dificulta o deslocamento do corredor para frente.

adidas ultra boost

Revolução na tecnologia:

Isto até o ultra boost, a tecnologia consiste em milhares de pequenas esferas de TPU expandido, o que é uma revolução comparada as tecnologias antigas, como o EVA e gel.

O TPU expandido é um material levíssimo e amortecido que tem a característica de devolver energia cinética para o corredor, algo que as outras tecnologias (gel e E.V.A) não conseguem, o que fazia os fabricantes utilizarem menos destes matérias em tênis de performance para garantir o peso e a devolução da energia para o corredor.

O ultra boost Adidas, consegue reunir leveza, amortecimento e performance num único calçado principalmente quando comparados a modelos que oferecem o mesmo amortecimento. Este amortecimento extra, alivia o estresse articular. Isto torna também o tênis apto para treinos longos assim como seus concorrentes mais altos e pesados.

Para atletas de elite ainda prefiro tênis com uma altura ainda menor, algo em torno de 4mm e ainda mais leves. Lembrando que este grupo é uma exceção.

Acesse aqui e confira o vídeo Adidas Ultra Boost.

O ultra boost Adidas é como se fosse uma meia.

Exerce uma pressão homogênea por todo o pé (aperta igualzinho uma meia, porém com mais pressão), é importante entender que isto é muito interessante no ponto de vista fisiológico, uma vez que colabora com o retorno venoso. (ajuda a subir o sangue de volta ao coração).

Essa tecnologia não é novidade no mercado, porém, a Adidas redesenhou o modelo, dando muito mais conforto na região do calcanhar. O tênis é voltado para corredores logo, usá- lo no dia a dia não é indicado, uma vez que a pressão pode incomodar quando não está correndo. Por isso, para passear, compre um modelo específico.

A equipe do @30tododia pôde testar o tênis e assim como eu ficaram impressionados! Sem dúvidas este é um dos melhores calçados já fabricados para corridas!!!

Fica o meu desafio a você corredor: Experimente o modelo e nos conte suas impressões.

Bons treinos.

Siga no Instagram @treinadorboson

 

Rodrigo Boson
Professor de Educação Física UFRJ
Pós Graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força.
Especialista em Emagrecimento.
Post AnteriorPróximo Artigo
Rodrigo Boson
Professor de Educação Física UFRJ Pós Graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força. Especialista em Emagrecimento.