Dicas, Dicas

Ciclovia da Niemeyer: 3,9km de tirar o fôlego

 

Ciclovia da Niemeyer

Você que é carioca está cansado dos mesmos lugares para correr, pedalar, andar de skate, patins ou caminhar?

Olha que ficar saturado das mesmas paisagens aqui no Rio é difícil, mas tudo bem… Quem está cansado, pode comemorar! Seus problemas acabaram!

Antes mesmo de inaugurar, a ciclovia que vai ligar o Leblon a São Conrado já é um sucesso.

Mas calma que a inauguração já tem data marcada: dia 17 de janeiro, domingo, às 10h.

Aproveitando, o 30tododia vai fazer um treinão lá no Leblon e todo mundo está convidado para aquecermos essa inauguração da ciclovia mais charmosa do Rio.

Beleza sem igual da ciclovia

Eu estive lá, percorri todos os 3,9km de extensão e vi que realmente é algo de outro mundo. A vontade que dá é de correr, pedalar, sempre olhando pro lado. Se você for do Leblon a São Conrado, a Pedra da Gávea estará lá ao fundo sempre te fazendo companhia. Indo no outro sentido, a orla Leblon-Ipanema dará o tom do passeio. Olhando pro lado, dá pra ver a imensidão azul do Oceano Atlântico. Ou seja, não importa pra onde você olhar, sempre vai ter uma paisagem de tirar o fôlego.

ciclovia 30 3

Ok, mas já posso usar a ciclovia antes mesmo da inauguração?

As obras começaram em julho de 2014 e tinham previsão de término para julho de 2015.

Pois é, mas não rolou, né. Segundo a Prefeitura do Rio, não está proibida a circulação na via, mas ainda é melhor evitar, já que muitos pontos têm tapumes, obras acontecendo, operários e até partes sem proteção. De qualquer maneira, dá pra esperar até dia 17 de janeiro, não é não?

Agora falta muito pouco pra inauguração da ciclovia da Niemeyer!

Quando eu fui, pensei que conseguiria chegar até a praia de São Conrado, mas um tapume estava impedindo a passagem até a orla da praia do Pepino. Agora, esse tapume não está mais lá.

Prática de esportes

Mais próximo do Leblon tem muitos trechos arborizados, com sombras e mais perto de São Conrado é tudo sob o sol escaldante carioca. Tem inclinação, subidas e descidas, mas nada de anormal. Pra mim, que adoro olhar para o mar, o treino passou rapidinho.

A largura da via é de 2,5 metros, ou seja, dá pra ser compartilhada tranquilamente entre pedestres e ciclistas. É só ter paciência, galera!

ciclovia 30

Ciclovia Tim Maia – “Do Leme ao Pontal”

E o projeto é ambicioso, porque tem também uma ciclovia sendo construída ao longo do Elevado do Joá, permitindo que a gente se locomova do Recreio até o Centro!

A ciclovia vai se chamar Tim Maia, porque vai literalmente do Leme ao Pontal, homenageando a música do “síndico do Brasil”. A previsão de inauguração também é no primeiro semestre desse ano.

O Rio de Janeiro tem mais de 380 quilômetros de ciclovias, a maior rede da América Latina. E a   boa notícia é que até o fim desse ano vamos chegar até 450 quilômetros. Ou seja, não podemos mais reclamar das mesmas paisagens. Aqui, tem ciclovias para todos os gostos!

Siga no Instagram @caseicomatleta

 

Ana Luiza
Jornalista e corredora em quase todas as horas vagas. Sou eclética. Daquelas que ama correr, mas que também tem uma queda pelos treinos de força na academia. No meu dia cabe de tudo um pouco: Trabalho, treino, esporte, viagens e vida social. Por isso, o espaço aqui vai ser tudo junto e misturado. Afinal, o equilíbrio é a alma do negócio.
Post AnteriorPróximo Artigo
Ana Luiza
Jornalista e corredora em quase todas as horas vagas. Sou eclética. Daquelas que ama correr, mas que também tem uma queda pelos treinos de força na academia. No meu dia cabe de tudo um pouco: Trabalho, treino, esporte, viagens e vida social. Por isso, o espaço aqui vai ser tudo junto e misturado. Afinal, o equilíbrio é a alma do negócio.