Dicas, Treinamento

Corrida para emagrecer

Pessoas com sobrepeso.

Segundo dados da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde,  quase metade da população brasileira está acima do peso. O número de brasileiros nesta situação passou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, a proporção de obesos aumentou de 11,4% para 15,8%.

Estes dados colocam o profissional da saúde, em especial o profissional de educação física, em estado de alerta, focando sua atenção na solução deste grave problema de saúde pública.

A solução é complexa e exige profunda mudança de hábitos. Dentre estas mudanças, inevitavelmente está a inserção da atividade física na rotina das pessoas.

Dentre as atividades físicas de maior facilidade no acesso e de grande eficiência nos resultados para a perda do sobrepeso está a corrida.

Porém a corrida não elimina o sobrepeso sozinha. É necessário aliá-la à reeducação alimentar. Vejamos este exemplo:

Para perder 1 kg de gordura corporal é necessário metabolizar de 7.700 a 10.000 calorias (Mcardle).  Assim, imaginemos um homem medindo 1,75 m, pesando 70 kg, com 36 anos e bem condicionado, com sua taxa metabólica basal (número de calorias que ele gasta ao longo de um dia, desconsiderando a atividade física)  na faixa de 3.300 calorias. Se este indivíduo correr por 1 hora, a 10 Km/h ele vai gastar 500 calorias por treino (exemplo do A.C.M.S,  colégio americano de medicina do esporte).

Logo se ele fizer 5 horas de corrida a 10 Km/h, durante uma semana terá gasto 2.500 calorias. Mantendo esta rotina, são 10.000 calorias por mês. Esta quantidade de calorias, como dito, equivale a 1 Kg de gordura corporal eliminada. Logo, no mês que nosso atleta correu vinte vezes por uma hora a 10 Km/h, ele perdeu 1 kg de gordura. Esta perda de peso é excepcional, pois estamos aqui a falar de gordura corporal pura eliminada. Lembre que na balança a perda de peso será maior, em razão dos benefícios causados pela corrida, dentre eles a eliminação de líquidos retidos e toxinas, sem falar no incremento da capacidade cárdio-vascular.

Ocorre que a maioria das pessoas que está acima do peso também tem baixo condicionamento físico. Conseguir um volume de corrida que lhe garanta perda de peso significativa exige tempo, preparação, força de vontade e muita determinação. Aqui entra a necessidade de reeducação alimentar. Somente uma nova postura gastronômica, aliada ao programa de atividades físicas adequado, orientado por profissionais especializados será capaz de reverter o quadro do sobrepeso que tanto afeta nossa sociedade e traz infelicidade às pessoas.

Rodrigo Boson
Professor de Educação Física UFRJ
Pós Graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força.
Especialista em Emagrecimento.
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Rodrigo Boson
Professor de Educação Física UFRJ Pós Graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força. Especialista em Emagrecimento.