Dicas, Treinamento

Como correr com sucesso

Ao longo dos anos como treinador, pude acumular vasta experiência no que diz respeito à  melhor forma de proceder durante uma corrida de rua, novatos e até corredores experientes cometem erros que podem comprometer seriamente o resultado da corrida.

 A seguir darei sete dicas importantes de como agir durante a sua corrida, evitando os famosos ‘’vacilos’’.

  •  Alongar-se antes da prova:

O alongamento ativa um receptor sensorial  chamado orgão tendinoso de golgi,  promovendo um relaxamento muscular. Este relaxamento compromete as contrações musculares e ainda por cima aumenta o risco de lesões.

Acredito que o tema já foi amplamente discutido, tornando-se um consenso entre os treinadores, mas não tem jeito, é só observar e você vai ver a grande maioria das pessoas  alongando-se em demasia antes das provas…

Promova o seu aquecimento com caminhadas e trotes abaixo do ritmo de prova por pelo menos  dez minutos (não há uma regra para isso, fica a minha sugestão).

  •  Não amarrar firmemente os cadarços :

É claro que isto é óbvio, porém ao colocar o chip, alguns corredores acabam esquecendo de dar um ‘’nó’’ no cadarço. O resultado pode ser a perda de preciosos segundos ou até um acidente.

  • Posicionar-se o mais a frente possível :

A não ser que você seja um corredor muito veloz… Querer largar nesta posição pode causar tombos, pois você será literalmente ‘’atropelado’’ por corredores mais velozes, além de receber  incontáveis xingamentos, uma vez que estará atrapalhando quem é mais rápido.

  • Forçar o ritmo nos primeiros quilômetros:

O mais comum dos erros, acontece exatamente por inexperiência, a empolgação e a adrenalina alta na hora da largada faz com que corredores novatos se empolguem e simplesmente esqueçam os ritmos treinados, o que compromete o tempo final e gera uma grande frustração com a performance no final da prova. Concentre-se no que seu treinador sugeriu.

  • Ser exageradamente competitivo consigo mesmo:

Esse costuma ser o erro mais comum nos corredores experientes!

Na expectativa de superar suas marcas, alguns atletas desconsideram as dificuldades do trajeto e principalmente as condições climáticas do dia, se estiver quente demais, úmido demais, com  trechos inclinados em excesso, com certeza não é o dia para você quebrar o seu record.

Avalie com calma cada detalhe para decidir qual ritmo usar.

  • Falta de concentração na técnica de corrida durante a prova:

Correr cruzando os braços a frente do tronco, tencionar em demasia os ombros e a musculatura do rosto, ou usar uma passada que dificulta a projeção do centro de gravidade para frente, gastam uma energia desnecessária durante a prova, o que antecipa a fadiga e ‘’rouba’’ preciosos segundos do seu tempo final. Um treinador experiente poderá orientar sobre os detalhes mais atuais da biomecânica da corrida, evitando que você cometa erros.

  • Praticar o Sprint sem ter treinado:

O ideal durante uma prova é buscar um ritmo constante durante todo o trajeto, estudos sugerem que esta estratégia é a que permite os melhores tempos. Porém, somente corredores muito experientes e focados conseguem fazer.

A utilização do sprint pode fazer com que o corredor ganhe valiosos segundos, mas isto requer treinamento, o corredor deve saber exatamente a hora correta de acelerar e impor o ritmo correto, treinos de limiar ajudam muito a achar este momento. Praticar o sprint sem ter treinado pode ser perigoso, o que pode levar a um mal estar e atendimento médico ao final da prova.

A uma série de dicas que podem fazer toda a diferença entre o sucesso ou a frustração, escolhi sete que considero fatais. Aproveite o espaço dedicado aos comentários e deixe a sua . Até a próxima com mais dicas e assuntos relacionados com o mundo da corrida.

Rodrigo Boson

Rodrigo Boson
Professor de Educação Física UFRJ
Pós Graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força.
Especialista em Emagrecimento.
Post AnteriorPróximo Artigo
Rodrigo Boson
Professor de Educação Física UFRJ Pós Graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força. Especialista em Emagrecimento.