30tododia, Pergunta ao Doutor

O que é osteoporose e como prevenir

Prevenção da osteoporose

O que é osteoporose?

É uma doença Osteometabólica, que se caracteriza por perda de massa óssea progressiva, com consequente enfraquecimento ósseo e com isso aumentando a prevalência de fraturas.

Por que é tão importante prevenir e tratar a osteoporose?

Pois é sabido que determinadas fraturas, tais como do quadril no idoso, a incidência de mortalidade em até um ano após a fratura gira em torno de 20%. Então é muito importante a prevenção, para com isso se diminuir a mortalidade em idosos. Além das fraturas do quadril, são muito comuns as fraturas do punho e das vértebras.

A massa óssea começa a se desenvolver na infância e por volta dos 25-30 atinge o “pico de massa óssea”, sendo que após os 40 anos essa densidade começa a declinar. Nas mulheres diminui muito a densidade após a menopausa.

Quem é mais propenso a desenvolver osteoporose?

Mulheres acima de 60 anos ou menopausa precoce, brancas, sedentárias, magras, que não se expõem ao sol, que não tenham uma dieta equilibrada e rica em cálcio e vitamina D.

Vamos focar nosso tema de hoje em relação à prevenção da osteoporose.

@paivamarcello
@paivamarcello

Como prevenir a osteoporose?

Primeiramente essa doença se inicia a prevenção na fase da juventude, porém não se exclui também a necessidade de prevenção na fase senil.

A atividade física desde a infância é uma das formas mais eficazes na prevenção da osteoporose, principalmente com atividades de musculação. Isso mesmo: musculação tanto na juventude quanto na velhice é indicado pra prevenção. Porém não se exclui a prática de caminhadas e corridas, tênis, bike e etc.

Natação é um excelente esporte porém, não é tão importante para a prevenção de osteoporose.

Alimentação rica em cálcio e vitamina D. ( leite e seus derivados, brócolis, espinafre, agrião, feijão, sardinha, bacalhau , entre tantos outros)

Hábitos de vida saudável. Inclui não ingestão de bebidas alcoólicas e não fumar.

Exposição ao sol. A vitamina D que é um dos responsáveis pela absorção do cálcio, se torna ativa após exposição solar, porém muito cuidado com a exposição exagerada, pois isso pode ser causa de câncer de pele. O ideal é a exposição até as 10:00 e após as 17:00 sem uso do protetor.

Uso de medicações específicas após avaliação e prescrição médica. Dentre essas cito uma medicação que é muito controversa que é a terapia de reposicão hormonal, sendo utilizado em mulheres na Pós menopausa. Lembre-se sempre que for usar qualquer medicação deve ser feito sob orientação do médico.

Baixa ingestão de alimentos ricos em sal e cafeína.

Então vamos nos exercitar e adotar hábitos de vida saudável para prevenir a osteoporose!

Deixe aqui as suas dúvidas e siga no Instagram @titonelli Ortopedista @30tododia

Dr. Victor Titonelli
Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do joelho.
Médico staff do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (ISBRATE).
Tel do consultório 38618957. Instagram @titonelli
Email: victortitonelli@hotmail.com
Post AnteriorPróximo Artigo
Dr. Victor Titonelli Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do joelho. Médico staff do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (ISBRATE). Tel do consultório 38618957. Instagram @titonelli Email: victortitonelli@hotmail.com