30tododia, Pergunta ao Doutor

Dor no ombro, o que pode ser?

Dor no ombro do praticante de musculação e outras atividades físicas

Síndrome do impacto subacromial no ombro, ou lesão do manguito rotador!!!

Nada mais é que o impacto repetitivo dos tendões do ombro contra uma estrutura óssea chamada acrômio.

Entenda a musculatura do ombro

No ombro encontramos os músculos do manguito rotador e o deltoide, além de ligamentos, estruturas ósseas e as bursas.

O que é o manguito rotador??

É um conjunto de 4 tendões que se encontram no ombro.

São eles:

  • supra espinhal,
  • infra espinhal,
  • sub escapular,
  • redondo menor.

O que ocorre nessa síndrome??

Em determinados movimentos esportivos tais como esportes de arremesso, vôlei, basquete, natação, tênis e alguns exercícios na musculação que utilizam movimento do braço ACIMA do nível do ombro, isto é acima de 90 graus, é gerado um impacto dos tendões do manguito contra o acrômio.

Esse impacto gerado de forma CONTÍNUA e REPETITIVA, leva a uma tendinite que se não for curada, gera uma tendinose (degeneração dos tendões), e em casos mais extremos pode levar a ruptura dos tendões. O tendão mais comumente lesado é o do supra espinhal.

Sintomas

Apresentam sintomas como, dor que piora ao levantar o braço pra frente e pra cima, dor ao dormir, principalmente ao deitar sobre o ombro doente, fraqueza muscular, e incapacidade de levantar o braço em casos mais extremos como na ruptura tendinosa.

Em relação a investigação diagnóstica temos que iniciar com a solicitação do Rx e depois pode ser feito o ultrassom e também a ressonância magnética.

Tratamento

O tratamento desta síndrome começa com medidas conservadoras, tais como analgesia, anti inflamatórios, uso de gelo, infiltração local com corticóides, mudanças e aprimoramento nos gestuais dos exercícios, repouso relativo, fisioterapia individualizada com ênfase no fortalecimento do deltoide, e em casos de não melhoras com essas medidas, por pelo menos 6 meses, pode ser indicado o tratamento cirúrgico em caso de ruptura tendinosa.

Opinião do especialista

É muito importante o adequado acompanhamento do seu personal (professor de educação física), e lembre-se de que dor que perdura por mais de 48 horas pós treino, pode ser sinal de alguma lesão mais séria. Em casos de queixas como esta procure seu ortopedista.

Referências:

Sports medicine, pág 268.

ombro

Dr. Victor Titonelli
Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do joelho.
Médico staff do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (ISBRATE).
Tel do consultório 38618957. Instagram @titonelli
Email: victortitonelli@hotmail.com
Post AnteriorPróximo Artigo
Dr. Victor Titonelli Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do joelho. Médico staff do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (ISBRATE). Tel do consultório 38618957. Instagram @titonelli Email: victortitonelli@hotmail.com