Sem categoria

A tapioca é uma excelente fonte de carboidrato e é livre de glúten

Tapioca 

A tapioca é uma excelente fonte de carboidrato e é livre de glúten, uma ótima opção para os alérgicos e intolerantes ao glúten, substituindo o pão branco e massas.

Por apresentar alto índice glicêmico, a tapioca se torna uma boa opção também para praticantes de atividade física, que precisam de carboidrato para antes e também depois, para repor as energias no pós-treino imediato. É perfeito ainda no café da manhã ou no lanche da tarde!

Atualmente a tapioca vem sendo cada vez mais consumida como substituta dos produtos tradicionais que usam a farinha de trigo como ingrediente (pão, macarrão ou bolos), por não conter o glúten, tanto para pessoas celíacas (alérgicas ao glúten) quanto para quem não possui esta enfermidade e busca uma dieta mais restrita.

Já o cuscuz de tapioca é uma receita brasileira que teve origem na época da colonização do Brasil, onde os pratos eram preparados pelas escravas trazidas da África.

A tapioca granulada usada na fabricação do cuscuz é feita a partir da fécula da mandioca, ingrediente típico das regiões Norte e Nordeste do país.  É uma receita simples e muito saborosa. Na maioria das preparações também é utilizado o coco ralado, leite condensado e o leite de coco.

Mas já parou para pensar que pode existir ainda um cuscuz geladinho e gostoso e que também não tenha lactose? Que seja vegano? E sem açúcar?

E foi nisso tudo que o Cuscuz Bacana pensou! Em nos dar mais opções para um doce tão querido e que até hoje foi pouco explorado na culinária do nosso país.

Quer saber mais sobre a tapioca?

Basta clicar no link: http://oferta.cuscuzbacana.com.br/10-beneficios-da-tapioca-para-a-saude

E sobre os sabores do Cuscuz Bacana, você pode entrar no site: www.cuscuzbacana.com.br

E para alegrar o dia de vocês, vamos deixar aqui uma receita mais do que especial, de Pudim de Tapioca Zero Lactose, da grande Chef Nanda Carneiro, dona da marca Leve Me.

Pudim de tapioca:

  • 4 ovos;
  • 2 xícaras de bebida da amêndoa ou o leite zero lactose de sua preferência;
  • 200mL de leite de coco;
  • 1 xícara de tapioca tipo granulada ou sagu;
  • 1 xícara de açúcar demerara para a cobertura;
  • 400g de leite condensado sem lactose.

Modo de fazer: deixe a tapioca hidratando no leite + leite de coco por 30 minutos ou até que os grãos estejam mais moles. Faça a calda enquanto isso, derretendo o demerara em uma panela. Forre a forma e deixe esfriar. Bata os ovos com o leite condensado e adicione os grãos hidratados. Bata levemente e despeje na forma com o caramelo. Leve ao forno 180 graus em banho-maria por 1 hora aproximadamente. Pronto, sirva gelado!

Apaixonado por corrida de rua desde 2007, maratonista desde 2014 e incentivador de uma vida saudável através do #30tododia. Equipe de Corrida: EZK Team.
Post AnteriorPróximo Artigo
Apaixonado por corrida de rua desde 2007, maratonista desde 2014 e incentivador de uma vida saudável através do #30tododia. Equipe de Corrida: EZK Team.