30tododia, Respeite Um Carro a Menos

Como ensinar o seu filho a andar de bicicleta

Seja bem-vindo e sinta-se na sua bicicleta!

Desfrutar de um tempo de qualidade com o seu filho é algo impagável para a criação dele. Você pode enchê-lo de presentes, mas o que será lembrado pelo resto da vida são os bons momentos que vocês compartilharam.

Andar de bicicleta a gente nunca esquece

O ditado popular traduz em palavras a realidade. Quem já pedalou um dia pode ficar anos sem praticar, mas basta sentar na bike para curtir a brisa no rosto. A pessoa que nos ensinou a andar de bicicleta fica guardada para sempre na memória. Aposto que você se lembra exatamente como foi o dia e quem te levou para aprender a andar de bicicleta, não é verdade?

Esta é uma oportunidade perfeita para os papais de plantão oferecerem um dia inesquecível para o seus filhos e terem a alegria de presenciar esse momento.

O Respeite também quer fazer parte desse episódio tão importante então reunimos algumas dicas importantes que podem facilitar todo o processo.

 

Qual é a bicicleta ideal para o seu filho?

As bikes variam de acordo com a idade e a altura da criança. É essencial utilizar uma bicicleta adequada que permita o apoio dos pés no chão sem maiores dificuldades. Segue abaixo uma tabela para auxiliar nessa escolha:

 

Como ensinar o seu filho a andar de bicicleta

Veja aqui como escolher a sua bicicleta para pedalar junto com seu filho.

 

Segurança em primeiro lugar

 

Como ensinar o seu filho a andar de bicicleta

Durante a aprendizagem algumas quedas são inevitáveis, portanto vista seu filho com os equipamentos de segurança adequados. Capacete é o item essencial. Se tiver joelheiras e cotoveleiras melhor, elas protegem as áreas mais sensíveis em eventuais tombos. Mesmo depois que seu filho aprender a pedalar sozinho não abra mão desses equipamentos pois a confiança vai aumentar e, naturalmente, os riscos vão crescer.

 

Bê-a-bá da bicicleta

 

Como ensinar o seu filho a andar de bicicleta

Aprender a andar de bicicleta requer 2 princípios básicos: o movimento de pedalar e o equilíbrio. A prática desses princípios pode melhorar as noções da criança. Triciclos, velocípedes e bicicletas com rodinhas ajudam a ensinar o movimento da pedalada, trabalhando a ideia de que quanto mais forte for a pedalada, maior será a velocidade.
Para exercitar o equilíbrio você pode mudar a inclinação das rodinhas de maneira que não fiquem em 90 graus com o chão. Sendo assim, a bicicleta precisará ser tombada para um dos lados ao parar. Esse movimento ajuda a criança a entender que ela pode apoiar o pé no chão para não cair ao frear a bicicleta. Existe uma bicicleta sem pedal para crianças que é uma ótima opção para dar noções de equilíbrio ao seu filho. Você pode conferir mais sobre a bike sem pedal nesse post que já publicamos por aqui.

 

Adeus rodinhas

 

Como ensinar o seu filho a andar de bicicleta

Chegou o grande dia!! Tire as rodinhas da bike do seu filho e leve-o para um lugar com superfície plana, de poucas curvas e sem muitas pessoas. Leve toda a sua animação para incentivá-lo, afinal a motivação faz toda a diferença. Misture a animação com uma dose de paciência, pois cada um tem um ritmo para aprender e é preciso respeitar o tempo do seu filho. Com os itens de segurança devidamente vestidos fale para ele se sentar na bicicleta e ajude-o a se equilibrar segurando no banco ou no ombro dele. Posicione-se atrás ou do lado para empurrar até sentir que as pedaladas estão ficando seguras e naturais. Agora é só soltar a bike e curtir o momento, pois você acabou de mudar a vida do seu filho para sempre!!

Efeite a bicicleta do seu filho com uma Placa para Crianças do Respeitinho.

Feliz Dia dos Pais!!!

 

Senta na bike, faz #30tododia e curte a brisa no rosto!

“Respeite Um Carro a Menos” é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados.
Senta na bike e curte a brisa no rosto.
Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
"Respeite Um Carro a Menos" é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados. Senta na bike e curte a brisa no rosto. Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br