30tododia, Pergunte ao Professor

O que é Indoor Cycling / spinning

Indoor Cycling

O Indoor Cycling está na moda e cada vez mais utilizado por ciclistas entusiastas, amadores e profissionais para complementar ou até mesmo para desenvolver as qualidades técnicas em função do ambiente seguro, climatização que as salas proporcionam e o convívio social com outras pessoas.

Todavia é importante ressaltar a especificidade do treinamento, deve ser levada em consideração, uma vez que o Ciclismo não é um esporte individual. Em uma equipe de ciclismo, a exemplo do futebol, existem posições e funções específicas para cada membro onde a disciplina e a concentração são determinantes para o triunfo de toda a equipe.

Basicamente falando, é assim que as aulas de Indoor Cycling funcionam, cronograma de treinos inclui uma gama muito variada de aulas que podem ser utilizadas para que (do ciclista iniciante ao avançado) todos possam conseguir evoluir suas valências físicas, melhorar suas técnicas e aprimorar o seu condicionamento físico.

Classificação dos Treinos de Indoor Cycling

  • Treinamentos Intervalados Anaeróbios:

Tendem a favorecer e melhorar a performance dos que precisam obter potência e resistência;

  • Treinamentos intervalados Aeróbios:

Visam melhorar a capacidade respiratória e promover uma recuperação mais acelerada seja entre os estímulos ou entre as sessões de treino;

  • Treinamentos Contínuos de Alta Intensidade:

Remetem as clássicas simulações de uma possível competição ou familiarização do ciclista iniciante ao treino sem recuperações com altas intensidades;

  • Treinamentos Contínuos de Baixa Intensidade:

São os treinos de regeneração pós competição ou em muitas vezes usados para preparação de um treino mais intenso.

Opinião do especialista

Hoje em dia é muito comum vermos alunos migrando da sala de Indoor Cycling para as ruas e isso valoriza cada vez mais a postura do professor em sala. Entender o ciclismo de estrada ou montain bike é fundamental para, preparar as estratégias corretas e eficazes, de forma individualizada para atender a todas as expectativas.

É perfeitamente possível atender e treinar em uma mesma sala, atletas iniciantes, entusiastas, amadores e profissionais pois mesmo com objetivos distintos, todos podem treinar em suas faixas alvo de intensidade.

Para cada um dos treinos citados acima, pode-se alterar a métrica do estímulo e atender a todos sem excluir ninguém. O treinamento indoor deixou de ser apenas lúdico e passou a ser funcional, bastando para isso que o profissional que esteja a conduzir o treino esteja bem orientado.

Texto:

Professor Fortunato siga no Instagram @fortunato_rj

 

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional

Email: marcellopaiva@30tododia.com.br

Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Email: marcellopaiva@30tododia.com.br