30tododia

O que fazer para não furar a dieta no natal!?

Dieta no natal

O que fazer?

As festas de final de ano estão chegando e você não quer deixar de curtí-las sem sair da dieta, certo?
Então aí vão algumas dicas de como manter o foco no meio de tantas tentações.

O que fazer antes da ceia?

Primeiro passo é tirar da cabeça a ideia de fazer jejum ou pular alguma refeição para poder comer mais na hora da ceia. Esse é o maior e mais frequente erro. Nada de pular qualquer refeição antes da ceia. Mantenha seu plano alimentar como o de costume e alimente-se bem durante o dia, isso evitará a compulsão noturna.

O que consumir na ceia?

Consuma oleaginosas típicas no Natal (nozes, castanhas, avelãs, amêndoas). Elas são uma ótima opção para você beliscar, já que são ricas em proteína, gordura boa e antioxidantes. Mas nada de beliscar outros alimentos. Apenas invista nelas!
Mas atenção à quantidade, pois são bem calóricas.
OBS: As oleaginosas são boas fontes de ácidos graxos insaturados, minerais e antioxidantes que estão relacionados com vários benefícios para a saúde. Portanto, costumo incluir estes alimentos nos planos alimentares, contribuindo para a prevenção de várias doenças crónicas.

Comece a ceia pela salada que é rica em fibras, auxiliando na diminuição da absorção das gorduras dos outros alimentos e oferecendo saciedade.
Consuma carnes magras como peru, chester, peixes, frango, tender magro, lombo e camarão. As carnes brancas são as mais aconselháveis, porém devemos prestar atenção onde se localizam essas carnes. Prefira o peito e retire sempre as cascas ou peles, onde se concentram as gorduras.

Para os acompanhamentos, escolha apenas um tipo de carboidrato. Dê preferência sempre aos carboidratos complexos. Eles possuem menor índice glicêmico e ainda nos oferecem maior saciedade para refeição (batata doce, arroz integral, aipim, inhame). Caso só existam opções de carboidratos simples, é muito importante consumir uma pequena quantidade.

O que beber na ceia?

Evite o álcool. Bebidas alcoólicas possuem muitas calorias e não são indicadas no gerenciamento de peso. Então, se você busca um corpo com baixo percentual de gordura, evite-as o máximo que puder.
Invista nos sucos naturais, águas, chás e mates.

Sobremesa

Na hora da sobremesa, invista em frutas, sejam elas in natura ou mix de frutas secas.
Fazer doces à base de frutas sem cremes e açúcares, é uma boa estratégia para adoçar o fim da noite. Prefira adoçantes naturais como stévia e xilitol.
E quando o assunto é panetone, apesar da tentação, passe longe dos panetones tradicionais. Eles são ricos em açúcar, gordura, farinha branca e possuem ingredientes industrializados que são grandes vilões para sua dieta e sua saúde. Caso não consiga resistir, experimente as versões com mais de 80% cacau ou os que contenham Whey protein. Hoje já existem ótimas opções de panetones do bem e saudáveis. Não troque seus objetivos por vontades momentâneas!

 

 

Dicas para preparar a ceia

Para você que vai preparar a ceia e receber a sua família em casa, ótimo!
O ideal é investir em alimentos que ajudam o organismo a eliminar o excesso de toxinas e restringir os que dificultam esse processo. Use ingredientes sem farinha de trigo e açúcar. Prefira proteínas magras, carboidratos complexos, verduras, legumes e frutas.
Esses alimentos podem ser utilizados desde a entrada até a sobremesa e com certeza deixarão sua ceia super saborosa.
Olha aí o cardápio especial que preparei pra vocês!

Salada Caprese ao Pesto de Rúcula

Ingredientes:

  • 2 tomates
  • 4 unidades de mussarela de búfala

Molho:

  • 30g de manjericão
  • 30g de rúcula
  • 200ml de azeite extra virgem
  • pimenta do reino à gosto
  • pimenta dedo de moça picada à gosto
  • 1 colher de sopa de alho picado
  • 30g de queijo minas padrão light
  • Bater os ingredientes no liquidificador

Modo de Preparo:

Em uma travessa, arrumar as rodelas de tomate. Acrescentar a mussarela de búfala por cima e regar com molho pesto.

Rendimento: 5 porções

Escondidinho de bacalhau com batata doce

Ingredientes:

  • 1Kg de posta de bacalhau
  • 5 cebolas em rodelas
  • 3Kg de batata doce
  • 1 alho picado
  • 1 caixa de creme de leite light
  • ½ garrafa de leite de coco light
  • 200g de queijo minas padrão light ralado
  • 200mL de azeite extra virgem
  • Noz moscada à gosto
  • azeitona preta picada à gosto

Modo de Preparo:

Recheio: dessalgue o bacalhau por 24h. Cozinhe e separe em pedaços. Refogue as cebolas e alho no azeite. Acrescente o bacalhau e as azeitonas
Cobertura: cozinhe as batatas. Amasse-as com o creme de leite, leite de coco e noz moscada.
Em um refratário, untado com azeite, jogue o recheio e cubra-o com a cobertura. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno por 25 minutos (180ºC).

Delícia de abacaxi com coco

Ingredientes:

  • 2 abacaxis
  • 2 caixas de gelatina diet de abacaxi
  • 600mL de iogurte lacfree

Modo de Preparo:

Descasque o abacaxi e corte em pequenos pedaços. Coloque para ferver em uma panela com 1L de água por cerca de 20 minutos. Adicione as gelatinas e misture bem. Deixe esfriar e junte o iogurte. Liquidificar. Despeje em taças e coloque para gelar.

O que fazer no dia seguinte? Limpando a sujeira e os excessos…

01. Hidratação

Consuma chás antioxidantes. Em especial o chá verde, chás de hibisco, dente-de-leão, cavalinha e chá verde, que estimulam a queima de gordura corporal, facilitam a digestão, regulam o intestino e eliminam a retenção de líquido.
Beba muita água, procure se hidratar bastante. A água ajuda a transportar os excessos para fora do corpo.

02. Algumas frutas indicadas

As cítricas, como o limão, laranja, kiwi e acerola possuem antioxidantes que fortalecem a imunidade.
Abacaxi: auxilia na eliminação de impurezas e facilita a digestão.

03. Alguns alimentos indicados

Consuma gengibre, pois melhora a digestão, fortalece o sistema imunológico e combate a constipação intestinal. Você pode utilizá-lo tanto em infusões (chás) ou em sucos e até no preparo de alimentos.
Invista na berinjela, pois ela tem ação digestiva e laxativa. Utilize couve. Ela estimula a eliminação de toxinas.

REFERÊNCIAS

Costa, Neuza Maria Brunoro, and Carla de Oliveira Barbosa Rosa. Alimentos Funcionais–componentes bioativos e efeitos fisiológicos. Editora Rubio, 2010.

UVA, FRUTAS VERMELHAS E. “Dicas de Saúde.”

Lamounier, Rodrigo Nunes, Débora Bohnen Guimarães, and ML CONSOLI. “Manual de contagem de carboidratos.” Belo Horizonte: Centro de Diabetes de Belo Horizonte (2010).

Knibel, Marcela Paranhos. “A dietoterapia e a atividade física regular como ferramentas fundamentais na promoção do emagrecimento de indivíduos obesos.” RBNE-Revista Brasileira de Nutrição Esportiva 1.3 (2012).

Silva, Roberto Afonso da. “Caracterização físico-química e purificação da bromelina do Ananas comosus (L.) Merril (Abacaxi-Bromeliaceae).” (2008).

da Paz, Jeilza Soares Medeiros, and Mariá da Piedade de Souza Raquel. “A AÇÃO DA BERINJELA SOBRE OS NÍVEIS SÉRICOS DE LIPÍDEOS.”

Nutricionista formada pela Faculdade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Pós-graduada em Ortomolecular e Nutrigenômica
Pós-graduanda em Fitoterapia
Meu email é nutricarolfranca@gmail.com
Post AnteriorPróximo Artigo
Nutricionista formada pela Faculdade Federal do Estado do Rio de Janeiro Pós-graduada em Ortomolecular e Nutrigenômica Pós-graduanda em Fitoterapia Meu email é nutricarolfranca@gmail.com