#30 Reality

O futuro da Educação Física

Futuro da Educação Física

Nosso idealizador Marcello Paiva, em entrevista ao CREF 1, fala sobre o projeto @30tododia e como usa as tecnologias digitais para estimular a prática de pelo menos 30 minutos de exercícios físicos todos os dias. 

Na entrevista ele conta como enxergou na comunicação digital uma oportunidade de promover saúde e mais qualidade de vida para milhares de pessoas, e ressalta que o profissional de Educação Física precisa estar mais presente nesse ambiente aproveitando as oportunidades de divulgação da importância da nossa profissão para toda a sociedade. 

@paivamarcello
@paivamarcello

Confira no bate papo:

1.    Hoje, vocês estão presentes nas principais plataformas de redes sociais, como, quando e porque você enxergou essa possibilidade de incentivar uma vida mais saudável e mais qualidade de vida com o auxílio das plataformas digitais de comunicação?

A revolução digital é inerente a nossa vontade, em 2013 me deparei com essa realidade e vi uma incrível oportunidade de conseguir atingir um número infinito de pessoas com o nosso conceito e conhecimento. Percebi que a população “leiga” cada vez mais com acesso às informações e com a velocidade de comunicação estava carente de um conteúdo produzido por profissionais de saúde (professores, médicos, nutricionistas) e por que isso acontecia? 

Cheguei à conclusão que nós profissionais temos uma dificuldade enorme de passar nosso conhecimento nos novos canais de comunicação, dificuldade de tempo, conhecimento, manuseio, etc. Até por ser um universo totalmente desconhecido e novo para a maioria da nossa área. Daí resolvi eu criar esse canal de comunicação e levar essa informação dos profissionais para a população, com isso juntei o conceito contra o sedentarismo e criei o @30tododia. Hoje a nossa tag #30tododia conta com mais de um milhão 300 mil fotos publicadas, sendo a maior do Brasil no seguimento, estimulamos a regularidade da atividade física e a nossa tag #30tododia se tornou o check in diário com a saúde do seguidor. Com três meses de redes sociais lancei o site www.30tododia.com.br que hoje conta com a presença de sete blogs internos onde temos uma linguagem específica para cada canal de comunicação. Site, Instagram, Facebook, Periscope, Twitter.

“…acredito que ninguém conhece melhor o nosso cliente do que o professor de Educação Física”.

2.    Qual a proposta do canal 30tododia?

O 30tododia é um portal de saúde feito por profissionais de saúde com o objetivo de lutar contra o sedentarismo. Criei o nome com base na recomendação da OMS contra o sedentarismo e acredito que podemos levar conteúdo, informação e motivação para a vida das pessoas.

3.    Como profissional de Educação Física, qual o principal meio de comunicação que você usa para buscar informações sobre a profissão, o mercado e outros assuntos relacionados?

Tenho o privilégio de contar com um grupo de profissionais muito próximos que estão sempre se atualizando e buscando novas respostas, fazemos sempre debates sobre os assuntos e claro via internet tentando sempre estar de olhos abertos aos novos artigos e cursos. Muito importante nos tempos modernos estarmos abertos a estudos também fora da nossa área específica. 

4.    Além da Educação Física, outras áreas estão envolvidas, como se dá a relação com esses outros profissionais?

Realmente me deparei com outras áreas e muitas das vezes quando me apresento causa uma estranheza do outro lado por não achar que sou professor de Educação Física, porém a relação é sempre superpositiva, pois mesmo falando de marketing um dos principais conceitos é conhecer o cliente, e acredito que ninguém conhece melhor o nosso cliente do que o professor de Educação Física.

“…profissionalismo é a palavra para o sucesso na nossa profissão, seja cada vez mais profissional com o seu trabalho, com o seu estudo, com o seu cliente”.

5.    Se pudesse fazer uma avaliação sobre o mercado da Educação Física hoje no Brasil, qual seria?

A Educação Física está mais uma vez passando por um momento de mudança com a velocidade da informação, o cliente cada vez mais exigente, as empresas cada vez mais enxugando seus gastos nesse momento que estamos passando no país. Na minha opinião épocas de crises, também são oportunidades. Acredito que o profissional de Educação Física deva acreditar no seu potencial e assumir a sua responsabilidade como Educador Físico, sim se cada professor assumir o seu papel podemos solucionar um problema de saúde pública que é o sedentarismo. Nesse momento só se fala de saúde, prevenção, olimpíada. Somos nós professores que dominamos o conhecimento nesse assunto e podemos fazer a diferença.  

“Não se preocupe nem perca seu tempo criticando o trabalho dos outros, esqueça as ‘blogueiras fit’ (risos) se ela motiva uma pessoa ao exercício ótimo, quando essa pessoa procurar algo, é você que deve estar preparado para atuar”.

6.    Quais os próximos passos do programa 30tododia? O que podemos esperar?

Após dois anos estamos tendo a necessidade de ir para a rua, temos sempre pedidos dos seguidores. Então espere sim um 30tododia cada vez mais atuante na área digital com novas ferramentas e inovações, mas também um 30tododia presente nas ruas espalhadas por esse Brasil. Com cursos, aulas, workshop etc. 

7.    Uma dica ou mensagem para os outros colegas de profissão:

A Educação Física passa por um momento incrível de oportunidade para quem estiver preparado para ela, profissionalismo é a palavra para o sucesso na nossa profissão, seja cada vez mais profissional com o seu trabalho, com o seu estudo, com o seu cliente. Busque uma atualização contínua em conhecimento técnico, e estude o comportamento do seu cliente. Use a informática e as redes sociais para te ajudar, não adianta lutar contra isso. Não se preocupe nem perca seu tempo criticando o trabalho dos outros, esqueça as “blogueiras fit” rsss se ela motiva uma pessoa ao exercício ótimo, quando essa pessoa procurar algo, é você que deve estar preparado para atuar. Vamos fazer a nossa parte e levar cada vez mais saúde para a vida das pessoas, esse é o nosso trabalho.

Lembre-se:

Você não precisa ir muito, você só precisa ir. @30tododia.

@paivamarcello
@paivamarcello
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional

Email: marcellopaiva@30tododia.com.br

Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Email: marcellopaiva@30tododia.com.br