#30 Reality

Treino para Ironman

Estamos a 7 semanas da minha principal prova do primeiro semestre, o Meio Ironman 70.3 BSB (http://www.ironmanbrasil.com.br/2014/bsb/br/).

Meus treinos estão todos direcionados a essa competição. Portanto, o volume de treinos nas modalidades de natação, bike e corrida não estão sendo tão grandes como na distancia inteira de um Ironman. Isso não quer dizer que tenho tido dias fáceis! Por serem treinos mais “curtos”, tem sido mais intensos também!

Na natação, por dia de treino,  não tenho feito treinos maiores que 3000mts ( a distância na prova é 1900mts).

Na bike tenho feito 100km no máximo, alguns deles com transição para corrida (pedalo depois corro direto; a distancia na prova será de 90kms).

ironman

Já na corrida, os longões (maior treino de corrida da semana) chegaram até agora a 20kms (na prova, a distância é 21kms).

Nado 3x na semana, pedalo 3x na semana e corro de 3 a 4 x na semana. O treinamento funcional/musculação, faço 2x semana. Normalmente não tenho dayoff, mas até que tem aparecido algumas segunda-feiras…

ironman

O apoio nutricional que tenho tido desde o inicio do projeto vem colaborando e muito na melhora da minha performance. É visível nos treinos como tenho rendido mais. Desde a primeira consulta que tive com o nutricionista Marcelo Langsdorff, tive consciência que muita coisa precisava melhorar.

Ele me mostrou diversos tipos de alimentos e snacks que poderiam e deveriam substituir as porcarias que comia antes. Essa mudança tem sido muito fácil pra mim. Existem no mercado coisas tão gostosas quanto as que comia anteriormente mas com um diferencial enorme, fazem bem! Me adaptei a comer de 3 em 3 horas. Saio de casa e já faço minhas mini refeições para serem ingeridas entre café da manhã, almoço e jantar. Água já bebia bastante. Mesmo assim, difícil eu sair de casa sem uma garrafinha a tira colo!

A suplementação, boa parte dela com produtos da Nutrilatina, caiu super bem no meu dia a dia. Eu realmente não sei como treinava antes!! Diferencial enorme no meu ponto de vista. Também tenho recebido mensalmente apoio da Red Bull com suas “asas mágicas”. Esta sendo ótimo, pois tenho bebido a tarde pra ajudar a segurar o dia! Normalmente, antes do treino. (nado ou faço core training na hora do almoço).

treino ironman

Os treinos de core e musculação com os professores Leto e Bruno tem sido tão ou mais intensos que os treinos de natação/bike/corrida! Eles estão me maltratando!! Kkkk Mas faz parte. Estou dando meu melhor agora par as coisas ficarem um pouco menos difíceis la na frente. Conseguir mais potência, fortalecer o core e ganhar flexibilidade são os objetivos traçados com esse tipo de treino. Estamos na luta!!!

Essa rotina dura de treinos + trabalho necessita um descanso proporcional. Como o dia só tem 24hs, temos que maximizar o recover (recuperação)! Tenho ido duas a três vezes por semana no fisioterapeuta com esse intuito. Graças a deus não tenho e nunca tive nenhuma lesão. Vou a fisio desde o início do projeto pela recuperação e prevenção. É uma ajuda e tanto!!

Tem sido ótimo contar com essa estrutura toda! Não estou economizando nos treinos e tenho certeza que a evolução já esta sendo grande!

Até a próxima!!

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional

Email: marcellopaiva@30tododia.com.br

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Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Email: marcellopaiva@30tododia.com.br