#30 Reality, Dicas

Entrevista com a atual recordista brasileira do Ironman floripa Ariane Monticeli

Ironman na vida real

Convidamos a atleta Ariane Monticeli para uma entrevista exclusiva sobre a sua vida, sua rotina e sua opinião sobre as redes sociais.

Confira em detalhes o que ela contou para Marcello Paiva, idealizador do @30tododia.

@arianemonticeli
@arianemonticeli

01. Quais os títulos mais importantes da sua carreira?

Sou atual Recordista Brasileira de Ironman com 9h02min no Ironman de Florianópolis.

Tenho alguns top 5 em Ironmans fora do pais…

Mais atuais são:

Campeã 70.3 Foz do Iguaçu
Vice Campeã Ironman Fortaleza
Campeã Brasileira de Longa Distância

02. A quanto tempo pratica o Ironman?

Meu primeiro Ironman foi em 2009, então já são 6 anos.

03. Como foi parar nesse esporte?

Eu corro desde 13 anos de idade, jogava vôlei na adolescência e foi aí que conheci a corrida com o preparo físico para o vôlei.
Com 18 anos, entrei para a aviação( fui comissária de bordo durante 11 anos), corria em todos os pernoites…
Conheci um comissário que praticava triathlon, li matérias sobre o esporte e resolvi comprar uma bike…
Fiz minha primeira prova em fevereiro de 2005, mas nunca imaginava fazer um Ironman, fiquei 2 anos fazendo short triathlon, 2 anos fazendo triathlon olímpico, em 2007 fiz meu primeiro meio iron e somente em 2009 o iron, tive um processo dentro do triathlon, hoje muitos começam pelo Ironman, sem nunca ter feito sequer um short…
Não comecei com o intuito de virar profissional, fui obtendo resultados e essa possibilidade apareceu.
O Ironman é uma prova que tem mais minhas características, com mais corrida, já que minha natação não é tão boa, posso recuperar mais na frente.

04. Qual a sua rotina diária de treinamento?

Treino no mínimo 5 horas por dia, nado todos os dias, de segunda a sexta do 12:30 as 14hrs, sábado costumo nadar em lago.
Faço sempre de 3 a 4 treinos por dia, tenho preparação física de segunda a sexta das 15:30 as 16:30, com trabalho de musculação e core, normalmente pedalo cedo, tenho uns 3 treinos de transcrição na semana, pedala/corre, dois treinos de pista a noite na quarta e sexta e os finais de semana são os treinos longos interruptos.

05. Como concilia os treinos com a sua vida pessoal (tempo)?

Organização é muito importante.
Da tempo para tudo.

06. Quais as maiores dificuldades que tem que enfrentar?

Moro em São Paulo, minha maior dificuldade é o trânsito… Acabo perdendo tempo de descanso no trânsito as vezes… Então costumo sair cedo de casa com uma mochila para passar o dia fora…
Tenho que levar uma mochila com roupa para 3 treinos, porque meus treinos são concentrados no clube pinheiros, então se vou para estrada cedo, termino e já vou direto para o clube… Faço meu descanso entre os treinos por lá mesmo.

07. Se alguém quiser  começar a fazer esse esporte, o que você recomenda?

Procurar um profissional especializado. No caso do triathlon um técnico de triathlon, existem muitas assessorais com ótimos técnicos eu mesma conheço alguns muito competentes.
Eu tenho 2 técnicos, mais um preparador físico, fora nutricionista, médico, fisioterapeuta, enfim tenho uma equipe grande me ajudando.

08. Qual a sua opinião sobre as blogueiras fitness?

“blogueiras Fitness” que tristeza!!! Desculpa, mas sou muito sincera!
Tudo gira em torno de um corpo magro de roupas da moda, de fotos no espelho… Muitas vezes com invenções de exercícios… Muita gente dando treino sem ser formado como educador físico, passando receitas sem ser formado em nutrição… Eu sou atleta, não estudei para passar treino, não estudei fisiologia, para programar macro e micro ciclos de treinamento, tenho profissionais em que confio e que trabalham para tirar o melhor do meu rendimento…
Entendo que “elas” inspiram porque são bonitas, tem corpos belos saudáveis, mas prefiro referências com algo maior do que isso.

09. Como você usa as suas redes sociais?

Posto sempre oq eu tenho vontade, posto não somente coisas do meu dia a dia como atleta, mas também da minha vida pessoal, dos meus amigos, família, enfim pessoas que eu amo, posto sobre o que considero bom e que eu realmente goste.
Tento motivar na medida do possível, encorajar as pessoas, acreditar que você pode,porque quando você acredita,  já é meio passo para conseguir.

10. Uma mensagem para os seguidores do @30tododia

O que curto do 30 todo dia é o fato de mostrar que você pode separar 30 minutos do seu dia para a atividade física, é fazer com que todos entendam a importância da atividade, o corpo é uma máquina que precisa ser movimentada, porque senão enferruja!!

Você vive melhor, com saúde e disposição.
Então, borá  sair do sofá!!
Siga no Instagram: @arianemonticeli 
@arianemonticeli
@arianemonticeli
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional

Email: marcellopaiva@30tododia.com.br

Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Email: marcellopaiva@30tododia.com.br