#30 Reality

Calendário das corridas de rua mês de junho

Corrida de rua

Amigos do esporte, seguidores do @30tododia, corredores, nadadores, triatletas e ciclistas.

Cá estamos mais uma vez para falar um pouquinho de nossa agenda para o mês de junho, rever o que de melhor foi feito no mês de maio e ainda conhecer um pouco sobre as curiosidades das provas de rua.

Estamos chegando ao meio do ano e fisiologicamente muitos já terminaram seus períodos de base e estão trabalhando de forma mais específica para seus objetivos no primeiro semestre. Claro que cada periodização atende as necessidades do próprio atleta. De maneira geral, as pessoas aproveitam o calendário anual para conciliar suas prioridades esportivas.

Com isso, o mês de dezembro seria destinado as férias ou transição. Os meses de janeiro, fevereiro e março ao período de base e os meses de abril, maio e junho, os meses específicos visando objetivos na primeira metade do ano.

Bom, antes de falarmos de junho, é hora de rever o que foi feito em maio.

O que rolou no mês de maio

Não poderia deixar de abrir os resultados de maio justamente com a prova que fechou o calendário do mês:

  • Ironman de Florianópolis.

A prova contou com um dos starts list mais fortes da história, mas o melhor da festa não foi o start list. O melhor ficou por conta da vitória da brasileira Ariane Monticele, que depois de sete anos, fez com que o Brasil voltasse a ter seu nome no lugar mais alto do pódio. E claro, como amamos corrida, vale ressaltar que a Ariane correu a maratona da prova para o tempo de 2h56min28seg (4’11min/Km).

 

corrida

 

  • Rio Triathlon

A 2ª Etapa do Rio Triathlon foi vencida mais uma vez por Fernando Toldi, atleta de São Paulo, que vem crescendo muito nas provas nacionais.

  • Maratona de Praga

O queniano Felix Kandie foi o vencedor da Maratona de Praga, na República Tcheca, com o tempo de 2h08min32seg.

  • Troféu Brasil de Atletismo

E no Troféu Brasil de Atletismo, destaque para os atletas que conquistaram índice para os Jogos Olímpicos de 2016. Ao todo foram doze atletas com novos índices para os Jogos.

Corridas do mês de junho

Focando em nosso calendário para o mês de junho, o destaque inicial vai para o 13º Troféu Brasil de Atletismo Master. A prova conta com a participação de mais de mil atletas acima de 30 anos. Isso mesmo! Mais de mil pessoas competindo as provas de pista e campo. O evento ocorre em Belo Horizonte-MG, no dia 04 de junho.

Dia 5 de junho, tem a 3º Etapa da Lagoa Night Run, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro-RJ;

Dia 6, destaque para a Corrida Universitária 5K, em Manaus-AM.

O primeiro domingo do mês reserva várias provas em todo país. Dia 7, temos a Itaipu X-Treme, em Praia Grande/SP; o Rei e Rainha Uphill Medanha, no Rio de Janeiro-RJ; a Meia Maratona Estrada Real, em Ouro Branco-MG; a 4º Corrida Cidade Saúde, em Guarapari-ES; o Circuito de Corridas Caixa, etapa Goiânia-GO; a Meia Maratona de Maringá-PR; e a 2º Etapa do Trail Run Brasil Ride, em Botucatu-SP.

Dia 14 de junho, mais um turbilhão de provas. Nova Friburgo-RJ recebe a Super Maratona nas distâncias de 5, 30 ou 50Km; o Parque Hopi Hari organiza a Run to Fun, na distância de 6km, em Vinhedo-SP; ocorre também a Meia Maratona de Florianópolis-SC; Circuito das Estações, etapa Fortaleza-CE; 6º Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte-MG; Meia Maratona de Juiz de Fora-MG; Meia Maratona da Bahia, em Salvador-BA; a K21 Series, em Joinville-SC; e a Mizuno Half Marathon, em São Paulo-SP. Se você gosta de Rock, dia 14 tem também a Maratona e Meia Maratona Rock’n’Roll Liverpool.

Dia 21 de junho, São Paulo-SP recebe a colorida da Race Color 5Km; Curitiba-PR e Brasília-DF organizam mais uma etapa do Circuito das Estações; ainda dia 21 temos o V Desafio Cross Country Estrada Real; a II Meia Maratona de Rio das Ostras-RJ; e por fim a Track&Field Run Series, em São Paulo-SP.

Dia 27 de junho, duas provas em nosso calendário: a Night Run 2015 – Etapa Fogo, em Ribeirão Preto-SP e o Triathlon Cross Ironsports, em Atibaia-SP. Nesse dia também ocorre a Paavo Nurmi Marathon e Meia Maratona. Já que tocamos nesse assunto, a curiosidade desse mês fica por conta desse grande atleta, que foi imortalizado no Hall da Fama do Atletismo por ter ganho nove medalhas de ouro olímpicas nas distâncias de 1500m, 3000m, 5000m, 8000m cross country e 10Km. Versatilidade era seu nome. Além desses nove ouros, ainda somam-se mais três medalhas de prata nas distâncias 5Km e 3 mil com obstáculos. Paavo Nurmi ficou conhecido como o homem-relógio.

Fechando o mês de junho, vários eventos. Dia 28, duas cidades recebem o Circuito das Estações: Porto Alegre-RS e Belo Horizonte-MG. Temos também o 25º Troféu Brasil de Triathlon, a Bravus Race e a 20ª Corrida dos Bombeiros, todos em São Paulo-SP; o Circuito de Corridas Caixa, em Salvador-BA; a Golden Four Asics, em Fortaleza-CE; a Meia Maratona de Jaraguá do Sul-SC; e a 2º Meia Maratona de Divinópolis-MG.

E assim, mais um mês fechado.

Nosso número de amantes do esporte só tem aumentado e juntos vamos vencer o que é hoje uma verdadeira epidemia. Mais da metade da população nacional está acima do peso. Cabe a cada um de nós combater o sedentarismo divulgando, incentivando e motivando cada vez mais pessoas e realizarem seu exercício físico diário.

Provas no calendário é que não faltam para estimular bons hábitos de saúde.

Continuamos aguardando o seu check diário de atividade física, com belas fotos para todos os nossos seguidores.

Bons treinos, boas provas e muita força na remada!!!.

Texto

Wagner Romão é triatleta, atleta olímpico e panamericano de pentatlo moderno, oficial do Exército, professor de educação física. Ocupa atualmente o cargo de Gerente do Programa de Atletas de Alto Rendimento do Exército e comentarista do canal Sportv na modalidade Pentatlo Moderno. CREF: 008429-G/DF.

Siga no instagram @wagner_romao

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional

Email: marcellopaiva@30tododia.com.br

Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Email: marcellopaiva@30tododia.com.br